O piloto Klever Kolberg, pioneiro no uso do etanol na maior competição off-road do mundo, o Rally Dakar, conquistou na última segunda-feira (15/11) o título de Campeão Brasileiro de Rally Cross Country de velocidade na categoria Protótipo Etanol. Klever Kolberg e seu navegador Flávio Marinho França chegaram em segundo lugar no Rally das Serras, disputado na cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense. Esse resultado garantiu o título do campeonato brasileiro. O piloto, que há três anos não competia no País, voltou a correr em solo nacional em agosto deste ano, no Rally dos Sertões, quando ficou com o primeiro lugar na categoria Etanol.
“O nível do rally brasileiro subiu muito desde a última vez em que corri por aqui. Este título é um marco tanto para mim quanto para o Flávio, já que a categoria Etanol ainda está em seu início. Vamos continuar trabalhando para desenvolvê-la mais e mais,” disse o piloto.
Em outras oportunidades o piloto já ressaltou a importância do uso do etanol como combustível. “Acho que a maioria dos brasileiros sabe que o etanol é feito a partir da cana, mas não conhecem a fundo os benefícios ambientais proporcionados pela sua utilização, por isso a importância em divulgar cada vez mais este tipo de informação,” explica. Comparado à gasolina, o etanol de cana-de-açúcar reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 90%.
Segundo ele, o título conquistado traz mais “combustível” para os preparativos com vistas à edição de 2011 do principal rally do mundo, o Rally Dakar. Com o carro preparado pela ProMacchina, Kolberg deve levar adiante pelo segundo ano consecutivo o projeto de competir usando etanol no mais competitivo rally do planeta. “Este título traz mais ânimo para continuar atrás das confirmações e de patrocinadores para o projeto. Estamos a 45 dias da largada, então um resultado destes é sempre animador,” avalia.
Carro ajustado
No resultado geral do Rally das Serras, Kolberg e França ficaram em segundo lugar, apenas dez segundos atrás dos vencedores Jean Azevedo e Emerson Cavassin. “Por pouco não ganhamos, e para dizer a verdade nem sabíamos que estávamos andando tão perto do Jean. A ideia nem era forçar muito o equipamento porque foi a primeira vez que corri depois do Sertões,” destacou o piloto do Valtra Dakar Eco Team, que é patrocinado por Valtra, Cosan e Mobil Super Flex, e apoiado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Artfix, Sparco, Arycom e TRC Telecom / Motorola.
“O carro foi muito bem, não apresentou nenhum problema. A ProMacchina fez novamente um trabalho fantástico,” destacou o piloto.
“No começo do percurso havia uma neblina muito densa, daquelas que era necessário deixar o limpador do pára-brisa ligado, não dava para enxergar muita coisa. Por causa disso decidi não arriscar, mas conforme fomos andando e pegando mais confiança no carro, as instruções do Flavinho ajudaram para que isso acontecesse. Havia trechos complicados de navegação, e novamente ele acertou tudo e fez um trabalho espetacular,” concluiu.