O Projeto RenovAção, maior programa de treinamento e requalificação já implantado pelo setor sucroenergético no mundo, conquistou um importante apoio financeiro com o leilão de um trator de última geração da empresa CASE IH, arrematado pela usina São Martinho. A entrega foi feita na quinta-feira (03/09/09), no stand da CASE IH na Feira Agrocana, em Sertãozinho, interior de São Paulo.
O leilão foi realizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), na primeira semana de agosto. Lançado no Ethanol Summit, em junho de 2009, o RenovAção é coordenado pela UNICA e a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp).
Responsável pelo emprego direto de mais de 800 mil pessoas no Brasil, o setor sucroenergético enfrenta uma nova realidade. Em decorrência de questões ambientais e da crescente inovação tecnológica, o trabalho manual está sendo substituído por processos mecanizados de plantio e colheita de cana-de-açúcar. Em resposta a este processo, o RenovAção vai treinar e requalificar sete mil trabalhadores e integrantes das comunidades por ano para atividades dentro das usinas e em outros setores. Farão parte do Projeto as regiões de Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.
Entre os cursos a serem oferecidos no próprio setor estão Motorista Canavieiro, Operador de Colhedora, Eletricista de Colhedora, Mecânico de Tratores e Soldador. Alguns dos cursos de requalificação para outros setores são: Apicultura e Reflorestamento, Horticultura, Artesanato, Computação, Hotelaria e Costura, entre outros.
O programa é coordenado por um Comitê Executivo, integrado por representantes de cada uma das entidades ou empresas parceiras. Este grupo é responsável pelas definições estratégicas, monitoria e avaliação do programa. No caso dos cursos para as comunidades, será adotado um modelo de decisão descentralizado, a partir de propostas dos próprios trabalhadores, sob a coordenação da Feraesp. Além da CASE, o Projeto Renovação é patrocinado também pela Syngenta e a John Deere, e tem apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Ação Conjunta
“Nosso objetivo em apoiar este programa é o de aumentar o atendimento ao setor sucroalcooleiro, mostrando nossas ações e reafirmando o nosso compromisso com a qualificação da mão-de-obra, oferecendo novas oportunidades de trabalho e renda para trabalhadores do setor”, explica o gerente de marketing da CASE IH, Ari Kempenich.
Marcelo Ometto, integrante do conselho de administração da São Martinho, afirma que o seu grupo “pratica diariamente a recolocação da mão-de-obra em suas atividades, e por este histórico participa do Projeto RenovAção, por acreditar nesta parceria.”
Já para o diretor executivo da UNICA, Eduardo Leão de Sousa, “o Projeto RenovAção tem em seu DNA um importante aspecto de responsabilidade social e de coordenação entre os diversos segmentos da cadeia produtiva do setor sucroenergético, e surge como resposta ao processo de mecanização da cultura da cana-de-açúcar e eliminação da queima na colheita”. “É, neste sentido, um exemplo para quaisquer outros segmentos da economia nacional e internacional.”