Seis líderes do agronegócio nacional examinaram os principais desafios e oportunidades do setor sucroenergético brasileiro, em um encontro inédito em São Paulo, na última semana de novembro de 2008, a convite de uma das mais novas integrantes do segmento de cana-de-açúcar, a multinacional Monsanto, e de seu CEO mundial, Hugh Grant.
Entre as lideranças estava o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Marcos Sawaya Jank. “Foi uma excelente oportunidade para trocar experiências e identificar pontos comuns entre diferentes atividades, que muitas vezes exigem iniciativas similares e em conjunto”, comentou Jank após o encontro.
A importância do setor sucroenergético para a Monsanto aumentou após a aquisição, no dia 03 de novembro, das empresas de melhoramento genético e biotecnologia de cana-de-açúcar CanaVialis e Alellyx, que pertenciam ao Grupo Votorantim. Na ocasião, o presidente da UNICA considerou a chegada de uma das principais empresas de tecnologia agrícola do mundo ao setor sucroenergético brasileiro um fato de grande relevância (clique aqui e leia mais).
Além de Jank, a mesa redonda com Hugh Grant contou a participação do ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes; do presidente da produtora de algodão, soja e milho SLC Agrícola, Eduardo Logeman; do presidente da produtora de soja e também recém-ingressante no setor sucroenergético brasileiro, Archer Daniels Midland (ADM), Domingo Lastra (clique aqui para saber mais); do diretor-executivo da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT) Marcelo Monteiro; e do presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), Mario Cutait.