fbpx

Pesquisadores lançam livro sobre a bioenergia da cana-de-açúcar

19 de março de 2021
Bioenergy from Sugar Cane by Fava Neves & Kalak

A cultura da cana-de-açúcar como promotora do desenvolvimento socioeconômico, da preservação do meio ambiente e do combate ao aquecimento global. Esses são alguns dos temas abordados no livro “Bioenergy From Sugarcane”, de Marcos Fava Neves e Rafael Bordonal Kalaki.

A publicação é uma coletânea de artigos com o objetivo de mostrar internacionalmente a pujança e a sustentabilidade da cadeia produtiva sucroenergética, entender seu funcionamento e benefícios econômicos, ambientais e, principalmente, sociais. “Foi possível colocar no ar esta obra de diversos autores graças a este período de isolamento e redução de viagens e ao apoio recebido da Socicana e principalmente da competente equipe digital da Ouro Fino para a revisão e formatação”, explica Fava Neves.

O livro, disponível para download neste link, tem cerca de 275 páginas e 13 capítulos que discorrem de forma robusta sobre os diferentes aspectos da cadeia da cana, com dados, gráficos e muitas referências externas.

Sobre os organizadores

Marcos Fava Neves é professor de planejamento e estratégia na Escola de Negócios (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP) e na Fundação Getúlio Vargas – FGV. O autor conhecido como Doutor Agro, também é escritor e organizador de mais de 66 livros publicados ao redor do mundo. Publicou mais de 200 artigos, participou de 335 congressos no Brasil e no exterior, além de realizar mais de 1.080 palestras em 22 países, sendo um dos brasileiros mais conhecidos e respeitados internacionalmente na área de agronegócios.

Rafael Bordonal Kalaki é mestre e doutor pela USP e foi pesquisador no Makestrat – Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia. Trabalha com agronegócio nos temas de planejamento estratégico, acesso ao mercado, análise de atratividades e certificações socioambientais. Atualmente é superintendente na Socicana e integrante do Conselho de Membros da Bonsucro.