fbpx

Livro resgata trajetória de sucesso e fama global do etanol BR

14 de dezembro de 2010

A história, o sucesso e a crescente importância global da indústria brasileira de etanol de cana-de-açúcar são os destaques do livro “Do álcool ao etanol: trajetória única,” lançado hoje pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). A obra mostra em detalhes o surgimento, o desenvolvimento e a consolidação do inovador projeto brasileiro de substituição da gasolina por etanol, hoje exemplo para o mundo de como viabilizar o encontro da geração de energia com a preservação ambiental.

O relato tem como marco inicial o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), que na década de 1970 impôs a mistura de etanol na gasolina, a ampla distribuição do produto nos postos de combustíveis e a produção e comercialização de veículos movidos a álcool puro. A história remonta, no entanto, ao início do século XX, quando o então presidente Campos Salles autorizou o investimento de “até cinquenta contos de réis” para promover um concurso ou exposição de aparelhos destinados às aplicações industriais do álcool.

A obra, de autoria de Margarida Cintra Gordinho, conta como o Brasil se converteu no maior laboratório de desenvolvimento de motores bicombustíveis do planeta e em um dos protagonistas no esforço global de redução dos gases de efeito estufa, que causam o aquecimento do planeta. Enriquecem o texto diversas entrevistas com personagens marcantes da indústria da cana, realizadas nos últimos anos, a pedido da UNICA, pelo jornalista Mário de Almeida.

Conforme explica Marcos Sawaya Jank, presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (UNICA), o livro trata de “uma alternativa renovável que colocou o Brasil na vanguarda do planeta no campo da substituição de petróleo e do combate às mudanças do clima. Já vivemos a era da tração animal, a era do carvão e agora estamos começando a sair da era do petróleo. A era da energia feita com carbono reciclado via fotossíntese faz muito mais sentido!”.

Em 144 páginas, textos em inglês e português, infográficos, ilustrações e fotografias contam esta história de sucesso e de busca pelo desenvolvimento sustentável. Segundo a autora, “a agroindústria impulsiona o Brasil no século XXI e a indústria sucroenergética é parte importante desse processo. Vale conhecer a trajetória do etanol, como combustível renovável disponível em todo o território brasileiro. A posição do país é exemplar também na articulação da sustentabilidade do planeta, pois quase metade da energia aqui utilizada vem de fontes renováveis, entre as quais o etanol”.

Gordinho é cientista social formada pela Universidade de São Paulo e foi técnica do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo e do Patrimônio Histórico da Eletropaulo. Entre outras obras, é autora de “Livro de Ruth,” que traça a trajetória de vida de Ruth Cardoso, e “Os Ometto,” que conta a história da tradicional família e sua contribuição para o surgimento e a consolidação do setor sucroenergético brasileiro.

FICHA TÉCNICA:

Título: Do álcool ao etanol: trajetória única / From Alcohol to Ethanol: a Winning Trajectory
Páginas: 144
Formato: 23 x 25 cm