fbpx

Lula: petróleo da camada pré-sal não altera importância dos biocombustíveis

0
5 de maio de 2009

Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a exploração das reservas de petróleo da camada pré-sal nos próximos anos não diminuem a importância dos investimentos em biocombustíveis no Brasil. A declaração foi feita durante o programa semanal de rádio “Café com o Presidente”, transmitido na manhã desta segunda-feira (04/05/2009), três dias após o início de testes pela Petrobras no Campo de Tupi, na Bacia de Santos, considerado a maior descoberta de petróleo do hemisfério ocidental dos últimos 30 anos.

Lula afirmou que considera extremamente importante a consciência de que, quanto mais petróleo, melhor, mas acrescentou que isso não significa que o país vai deixar de investir no biodiesel e no etanol: “São duas fontes energéticas extraordinárias para despoluir o planeta e para que possam ser gerados milhões de empregos no país”.

O presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Marcos Jank, considera as declarações de Lula uma demonstração clara do compromisso do governo com a manutenção e ampliação de uma matriz energética cada vez mais limpa. “O Brasil já tem a seu favor uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, com 46% de nossa energia produzida de forma renovável, sendo a cana-de-açúcar nossa segunda fonte mais importante de energia, atrás apenas do petróleo. Esse é um diferencial de importância fundamental para o país perante o mundo, e está claro que o presidente Lula tem compromisso com a manutenção e até a ampliação dessa importante característica brasileira”, comentou Jank.

Na avaliação do presidente Lula, a descoberta de petróleo na camada pré-sal é algo que tem um potencial extraordinário, capaz de resolver parte dos problemas economicos existentes e transformar o país, representando “uma quase segunda Independência”.