O presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Marcos Jank, foi selecionado o “Líder do Ano” pelo Prêmio MasterCana 2010 de distinção aos Melhores do Ano no Setor Sucroenergético. Organizado pelo JornalCana, o evento foi realizado em 19 de outubro no Grand Hyatt Hotel São Paulo, após o encerramento da 10ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol.
Em seu discurso de agradecimento, Jank dedicou o prêmio à equipe da UNICA: “Esse prêmio é fruto de um trabalho de equipe que está sendo feito há três anos. Conto com um excelente quadro de profissionais com agilidade, motivação e vontade de trabalhar no setor. Quero agradecer àqueles que permitiram que isso fosse possível, os associados da UNICA, que são o que a tornam realmente única,” disse o executivo.
Além do trabalho em equipe, o presidente da UNICA destacou pontos como a revolução tecnológica em torno da cana-de-açúcar, a exemplo da economia de baixo carbono da cana em um mundo pós-petróleo e suas diversas possibilidades energéticas: açúcar, etanol e diversos outros biocombustíveis, bioeletricidade e bioplásticos.
A reestruturação do setor sucroenergético foi outro assunto do seu discurso. Ele falou sobre consolidação e novas estruturas de capital, relação com fornecedores, governança corporativa e gestão profissional, além da incorporação da agenda de sustentabilidade.
Esta é a segunda vez que o presidente da UNICA é escolhido “Líder do Ano” do setor sucroenergético. Em 2008, o JornalCana premiou o executivo, além de destacar as melhores usinas, grupos produtores, lideranças, entidades e empresas do setor no Brasil. Há 20 anos, o MasterCana reconhece o mérito daqueles que trabalham por uma agroindústria canavieira sustentável.
Entre outras personalidades e profissionais do setor sucroenergético, também receberam o MasterCana 2010 o presidente da Shree Renuka do Brasil, Narendra Murkumbi, como Empresário do Ano; e o presidente da ETH Bioenergia e conselheiro da UNICA, José Carlos Grubisich, como Executivo do Ano.