A confirmação do executivo Maurício Borges para presidir a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) garante a continuidade de uma gestão vencedora, que em 2008 iniciou uma parceria de sucesso com o setor sucroenergético que vem beneficiando a imagem do etanol de cana-de-açúcar no mundo. Esta é a opinião do presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Marcos Jank, sobre a decisão da Presidente da República, Dilma Rousseff, que escolheu Borges para um mandato de quatro anos no comando da Apex-Brasil.
Para o presidente da UNICA, trata-se de um merecido reconhecimento pelo sério e competente trabalho desenvolvido em busca do fortalecimento da Apex-Brasil durante a gestão de Alessandro Teixeira, hoje secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. “Borges teve atuação destacada em todo esse período, e sua indicação para substituir Teixeira é uma garantia de continuidade dos bons resultados com a parceria fechada junto ao setor sucroenergético em 2008 e renovada por mais dois anos em 2010, ingrediente essencial para que o etanol de cana-de-açúcar continue conquistando novas fronteiras,” ressaltou.
Experiência acumulada
Maurício Borges será nomeado e empossado pelo Conselho deliberativo da Apex-Brasil em sua próxima reunião, ainda sem data definida. Vindo do corpo técnico da Apex, o executivo ocupava o cargo de diretor de Negócios, e participou diretamente das ações realizadas com a UNICA para internacionalização do etanol de cana-de-açúcar.
O novo presidente da Apex-Brasil tem mais de 15 anos de experiência em comércio exterior e já desempenhou as funções de coordenador de inovação e gerente da área internacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), além da gerência de comércio exterior no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP). Borges é bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado em direito internacional e mestrado em Direito Comercial Europeu pela Universidade de Bristol, na Inglaterra.
Acordo UNICA-Apex
Em fevereiro de 2008, UNICA e a Apex-Brasil assinaram um convênio para promover a imagem do etanol brasileiro de cana e ressaltar suas características, de energia limpa e renovável. O projeto tem como objetivo incentivar o consumo do etanol na América do Norte, União Européia e Ásia. Por meio de ações de relações públicas, o convênio tem influenciado decisivamente o processo de construção de imagem do etanol brasileiro junto aos principais formadores de opinião mundial, como governos, meios de comunicação, empresas de trading, investidores, Organizações Não-Governamentais e consumidores.
Entre as principais realizações da parceria destacam-se diversas participações do setor sucroenergético em fóruns e eventos internacionais, a criação de vídeos para veiculação em eventos e pela internet, além de vários encontros institucionais, no Brasil e no exterior, envolvendo autoridades governamentais, lideranças empresariais, acadêmicos e especialistas de inúmeros setores e de várias partes do mundo.