fbpx

Minaspetro amplia conhecimento sobre cadeia produtiva da cana

20 de abril de 2011

Mais de 100 pessoas testaram seus conhecimentos sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar durante o XII Congresso dos Postos de Combustíveis de Minas Gerais, promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro) no Ouro Minas Palace Hotel em Belo Horizonte, nos dias 14 e 15 de abril. O “teste,” realizado no estande da Associação das Empresas Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG), utilizou uma versão adaptada para computadores do mesmo sistema que fez sucesso em telas interativas no “Labirinto Canavial,” estande do Projeto AGORA montado durante o Salão do Automóvel em novembro do ano passado, em São Paulo.

“Foi muito interessante presenciar os empresários ligados aos postos de combustíveis respondendo perguntas sobre o etanol, a exemplo do que vimos durante o Salão do Automóvel no ano passado. As respostas muitas vezes surpreendiam, além de ajudar a esclarecer dúvidas e eliminar mitos sobre o setor,” conta a assessora de comunicação da SIAMIG, Monica Santos. A SIAMIG é uma das onze entidades e nove empresas que participam do Projeto AGORA.

Esta foi a terceira participação do SIAMIG no evento, sempre com a finalidade de estreitar relações com os postos de combustíveis e prestar esclarecimentos sobre a importância ambiental do etanol. Este ano, a presença do SIAMIG no evento também teve como foco os questionamentos em relação à alta dos preços do etanol nesta entressafra. Um folder do SIAMIG, produzido especialmente para o evento, pontuou as razões por trás dos preços elevados: dificuldades financeiras enfrentadas pelo setor sucroenergético desde a crise global de 2008, problemas climáticos em 2009 e 2010 e a necessidade de novos investimentos para ampliar a oferta de etanol.

“Não interessa ao setor sucroenergético, nem ao consumidor, a volatilidade no preço do etanol que se observa periodicamente durante a entressafra. O importante agora é que sejam tomadas medidas que levem a uma retomada do crescimento do setor, para que a oferta cresça de acordo com o forte crescimento da demanda e assim, sejam eliminadas as oscilações,” afirma o presidente do SIAMIG, Luiz Custódio Cotta Martins.

Além de testar o conhecimento dos participantes sobre a produção e o uso do etanol, o estande do SIAMIG também levou ao evento uma exposição de produtos derivados da cana-de-açúcar e de peças de artesanato, produzidas a partir de bagaço de cana.