fbpx

Minc apóia expansão da produção de etanol no País

0
8 de outubro de 2008


A expansão da produção de biocombustíveis no Brasil não compromete a produção de alimentos ou o meio-ambiente, na opinião do Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc. Ele afirmou nesta quarta-feira (08/10/2008) em Brasília que apóia a expansão da produção de etanol e biodiesel no País, durante audiência na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, realizada em conjunto com a Subcomissão dos Biocombustíveis.

No encontro, Minc defendeu a definição de áreas autorizadas para plantio de cana como forma de resolver conflitos e assegurar o desenvolvimento do País. O Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar (ZAE) estabelece as regiões prioritárias para a expansão do plantio da cana e restringe o plantio em áreas sensíveis, como a Floresta Amazônica, o Pantanal e terras utilizadas prioritariamente para a produção de alimentos.

Para a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), o ZAE tem um papel fundamental para o setor sucroenergético. “Este é um importante instrumento de organização territorial para a expansão da cana e, conseqüentemente, da produção de etanol”, definiu Márcio Nappo, assessor de meio ambiente da UNICA.

E completou: “O ZAE responde a temas de interesse global, como as mudanças no uso da terra, que se refere à preocupação em preservar a Floresta Amazônica, por exemplo, e a segurança alimentar, ou seja, que a produção de biocombustíveis não vai diminuir a oferta de alimentos”