O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, utilizou a cerimônia de lançamento do Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar na manhã desta quinta-feira (17/09/2009), para frisar que o etanol é um combustível limpo e o mais adequado para uso em veículos automotores. As explicações, oferecidas em um evento que tinha outra finalidade, se referem à confusão criada dois dias antes (15/09/2009), quando o Ministério do Meio-Ambiente anunciou uma metodologia para avaliar níveis de emissões produzidas por diferentes modelos de automóveis. Os dados geraram manchetes em vários veículos, afirmando que veículos movidos a etanol produzem emissões em níveis iguais ou até superiores às de veículos movidos a gasolina.
Mas na avaliação do presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Marcos Jank, os argumentos oferecidos por Minc não corrigem os grandes danos causados pela informação incompleta e com metodologia questionável divulgada pelo ministério. O estudo, produzido pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), procura estabelecer um ranking de automóveis mais e menos poluentes, mas não considera emissões de CO2, enxofre e partículas, que estão entre os principais causadores do aquecimento global.
“A informação foi disseminada de forma inadequada e gerou interpretações que plantaram sérias dúvidas na cabeça da sociedade como um todo, especialmente do consumidor que adquiriu um carro flex com o intuito de contribuir para reduzir emissões. Quem observa as soluções adotadas pelo Brasil no exterior, particularmente o sucesso do carro flex e a produção eficiente do etanol, também está absolutamente confuso. O que nos resta agora é um trabalho imenso, para explicar os equívocos desse estudo, que mesmo incompleto em termos de emissões analisadas, pretendeu chegar a conclusões definitivas sobre emissões de automóveis e diferentes combustíveis,” afirma Jank.
Nesta quinta-feira, todo o noticiário relativo à divulgação do estudo sobre emissões foi removido do site do Ministério do Meio-Ambiente. O site permaneceu durante boa parte do dia com a área central, dedicada a notícias, vazia e desestruturada. À tarde, o site foi reconstituído, mas com outras notícias em destaque na página de abertura, sem menção do anúncio feito dois dias antes do estudo sobre emissões veiculares.
Transcrição das declarações do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, durante a cerimônia de lançamento do Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar, realizado nesta quinta-feira, 17/09/2009 em Brasília:
“Queria aproveitar para esclarecer a questão do álcool combustível e dos carros a álcool. O Ministério do Meio Ambiente divulgou uma relação de emissão de CO2, onde os carros a álcool aparecem como campeões absolutos da defesa do planeta.… Porque tudo o que o que é emitido é absorvido no crescimento da cana. Então, o padrão de emissão dos carros a álcool em relação a CO2, e portanto estamos falando de planeta e de Copenhagen, é zero. Temos que fazer uma grande defesa dos carros a álcool, sem sombra de dúvidas… é o combustível que polui menos”.
“Também foi feita uma outra nota em relação a poluentes, que não representam o aquecimento do planeta, mas representam problemas da saúde, como o NOX, os hidrocarbonetos e o monóxido de carbono. Neste caso, nós temos um problema técnico que não é difícil de resolver. Esses dados são de 2008, e logo vamos lançar os dados de 2009. Os carros flex estão mais adaptados para a gasolina do que para o álcool. Em alguns deles, alguns poluentes – que não o CO2 onde o álcool está zerado – é zero. O carro a álcool não contribui com nada para o aquecimento global do planeta, há vantagem no Brasil e um exemplo para o mundo. Em relação aos outros poluentes, nós temos que melhorar os nossos motores flex para eles serem mais adaptados ao álcool do que à gasolina. Hoje em dia se usa muito mais álcool do que gasolina, e não tem sentido estes motores ainda estarem mais ligados à questão da gasolina. Esse esclarecimento então é para deixar bem claro que o álcool polui menos que a gasolina e o álcool não emite nada de CO2 porque o seu ciclo completo neutraliza completamente o CO2”.