fbpx

Ministro da Agricultura de Israel diz que Brasil é exemplo em energia renovável

0
11 de julho de 2008


Andar em um veículo movido a etanol e caminhar por uma usina de cana-de-açúcar auto-suficiente em eletricidade, graças à queima de bagaço e palha em turbinas de alta pressão: estas foram algumas das experiências vividas pelo ministro israelense da Agricultura, Shalom Simhon, nesta quinta-feira (10/07/08).






 


 


 


 


Em visita à usina Santa Adélia, em Jaboticabal (SP), Simhon ficou surpreso com a modernidade da indústria sucroalcooleira do País. “O Brasil é um exemplo para o mundo na geração de energia renovável,” afirmou o ministro, acompanhado de membros do Ministério da Agricultura de Israel, que veio ao Brasil conhecer melhor a agricultura brasileira.


 


A delegação de Israel conheceu a colheita mecanizada e o sistema de fertirrigação, que utiliza a vinhaça, um subproduto da cana-de-açúcar.  Também visitaram, acompanhados da relações públicas da UNICA, Carolina Costa, a parte industrial da usina, onde tiveram a oportunidade de ver os processos de produção do etanol, do açúcar e da bioeletricidade.


Na opinião do diretor agrícola da usina Santa Adélia, Arlindo de Carvalho, que acompanhou o grupo, “essas visitas representam uma oportunidade para mostrarmos ao mundo que a nossa produção é sustentável”.


Carolina falou sobre a UNICA e o setor sucroalcooleiro para a delegação, que se interessou pelo mercado de automóveis flex do Brasil e por suas projeções de crescimento para os próximos anos. Os israelenses elogiaram o trabalho da UNICA e a iniciativa da entidade de realizar uma abertura mundial e transparente, por receber representantes de diversos países.


Simhon encontrou-se também com o Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).


Letônia e etanol


Também nesta quinta-feira (10/07/08), o embaixador da Letônia no Brasil, Artis Bertulis, veio à UNICA como parte de uma rodada de reuniões no Brasil para estreitar laços comerciais e diplomáticos entre os dois países. O embaixador liderará uma missão de seu país, em novembro, no congresso sobre biocombustíveis a ser organizado pelo governo brasileiro.