fbpx

Ministro detalha proposta apresentada pelo G-20

0
26 de julho de 2005

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou que até dezembro devem amadurecer as novas propostas do grupo dos 20 países em desenvolvimento (G-20) para a Organização Mundial do Comércio (OMC). A data será o limite final para a 6ª Reunião Ministerial da OMC, que acontecerá em Hong Kong, informou a Agência Brasil.


Segundo Amorim, a proposta chegou perto do consenso na última reunião da OMC, a Conferência Mini-ministerial, em Dalian. O G-20 fez uma proposta com o propósito de alcançar o equilíbrio nas negociações envolvendo a agricultura em três pilares. O primeiro é de apoio doméstico e prevê a definição de um patamar para redução das tarifas distorcivas.


O segundo é o congelamento de todos os subsídios à exportação, com todas as formas de subsídio deveriam ser eliminadas em um período não superior a cinco anos. No terceiro pilar, sobre acesso a mercado, os integrantes do G-20 consideram que uma fórmula de redução tarifária linear dentro de faixas é a melhor alternativa para avançar nas negociações.