fbpx

Ministro inglês mostra interesse por redução de emissões com etanol

4 de agosto de 2009

A redução das emissões de gases de efeito estufa associadas à produção e consumo de etanol tem despertado interesse crescente do governo britânico sobre o assunto. Prova disto foi a visita a Piracicaba neste sábado (01/08) do ministro de estado de Energia e Mudanças Climáticas do Reino Unido, Ed Miliband. Na Usina Costa Pinto, do Grupo Cosan, ele acompanhou um breve relato sobre o setor e a priorização dada à questão das mudanças climáticas, feito pelo presidente da União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA), Marcos Jank.

“O tema mudanças climáticas desperta grande interesse na Europa, notadamente entre os ingleses, e o etanol de cana de açúcar é uma ferramenta importante para que estes países atinjam suas metas de reduções de emissões de gases de efeito estufa” , afirmou Jank.

Na exposição, ele informou ao ministro que cerca de 600 milhões de toneladas de gás carbônico deixaram de ser emitidos desde o início do programa de etanol no Brasil, em meados dos anos 70.  A cifra equivale ao plantio de seis bilhões de árvores em vinte anos. Ed Miliband mostrou particular interesse pela possibilidade de cogeração de energia (bioeletricidade) no processo produtivo através da queima do bagaço e da palha da cana, bem como as possibilidades para produção de etanol de segunda geração. Curioso,  o ministro subiu em um colheitadeira durante a visita à usina e mostrou-se animado com o que observou.