fbpx

Missão ao Japão

0
18 de abril de 2006

Entre os dias 09 e 12 de abril, uma comitiva presidida pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Luiz Fernando Furlan, esteve no Japão.


O consultor da Unica, Alfred Szwarc, acompanhou o Grupo de Trabalho sobre Etanol, que foi criado na ocasião da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao Japão em maio de 2005.


Nesta última visita, além do consultor da Unica, também fizeram parte da comitiva representantes de ministérios do governo, da Petrobras, da Coimex e da Copersucar.


De acordo com Szwarc, foram realizadas diversas reuniões com autoridades e empresários japoneses durante a estada da comitiva no Japão sobre o etanol, tratando de questões de produção até a sua importação.


A comitiva também participou da cerimônia de inauguração do escritório da BJE (Brazil-Japan Ethanol Co. Ltd.) empresa estabelecida entre a Petrobrás e a J.Alco (Japan Alcohol Corporation).


Na ocasião, o governo japonês manifestou interesse em reduzir em 20% sua dependência energética de fontes fósseis até 2020. Para tanto, será necessária uma combinação de estratégias, incluindo a utilização de biocombustíveis.


O etanol, segundo o consultor da Unica, deve ser introduzido como combustível no mercado japonês em 2010, quando se espera um consumo inicial de 360 milhões de litros de álcool.