Mesmo com uma redução de 10,08% no volume de cana moída na primeira quinzena de junho em relação à quinzena anterior, que ficou em 32,64 milhões de toneladas, a moagem acumulada até 15 de junho na safra 2009/10 é 31,9% superior ao total da safra anterior no mesmo período, com o total de cana processada atingindo 142,15 milhões de toneladas. Esse diferencial equivale praticamente à moagem de uma quinzena na região Centro-Sul do país. Os dados estão na última atualização do andamento da safra, divulgada nesta quarta-feira (01/07/2009) pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).
No total, 40,82% do total da cana-de-açúcar processada foi direcionado para a produção de açúcar, resultando na produção de 6,75 milhões de toneladas, volume 43,22% superior ao acumulado na safra anterior no mesmo período. Como previsto desde o início da safra, as unidades mistas, que podem alternar a produção de açúcar ou de etanol, estão priorizando a produção de açúcar em função dos níveis de preços do açúcar no mercado externo. Dados divulgados pelo Conselho dos Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de S. Paulo (Consecana-SP) indicam que no mês de junho os preços do açúcar praticados no mercado interno e externo foram superiores em 46% aos do etanol.
A produção de etanol na quinzena consumiu 56,95% da oferta de cana, com uma produção de 1,41 bilhões de litros, 0,06% acima da produção da mesma quinzena na safra anterior. No acumulado da safra atual, 59,18% do total da cana processada foi direcionada para a produção de etanol. O índice representa um total de 6,02 bilhões de litros, um incremento de 28,34% quando comparado com o acumulado da safra anterior.
A quantidade de produtos obtidos por tonelada de cana moída na primeira quinzena de junho foi de 129,65 quilos de ATRs (açúcares totais recuperados), contra 127,75 quilos na mesma quinzena da safra anterior. No acumulado, a quantidade obtida é de 122,03 quilos, contra 120,48 quilos no acumulado da safra anterior.
Os produtores da região Centro-Sul mantiveram o volume elevado de entregas de etanol aos consumidores, atendendo à demanda criada pelo incremento da frota de veículos flex e dos preços favoráveis do etanol em praticamente todo o País. O total entregue em junho deve atingir 1,9 bilhões de litros, dos quais 1,4 bilhão de etanol hidratado, para uso em veículos flex, e 0,5 bilhão de etanol anidro, adicionado a toda a gasolina brasileira.
Entre abril e meados de junho, as exportações de etanol na região Centro-Sul atingiram 776 mil metros cúbicos, dos quais 650 mil metros cúbicos de etanol hidratado foram predominantemente destinados aos países do Caribe para transformação em etanol anidro, com destino ao mercado americano.
Até o dia 16 de junho, 52 unidades com previsão de produção na safra 2009/2010 ainda não haviam iniciado a moagem de cana, das quais 22 unidades teriam nesta safra sua primeira moagem. A UNICA mantém sua previsão de moagem de cana na atual safra em 550 milhões de toneladas, bem como as previsões iniciais de produção de açúcar e de etanol.
Para acessar os dados da safra, clique aqui.