Empresas do setor açucareiro começaram o ano encerrando algumas de suas operações na Europa, em conseqüência da reforma do regime do açúcar, adotado pela União Européia em novembro do ano passado.
A baixa mais recente foi o Greencore Group PLC, que em 14/03 anunciou o fim da fabricação de açúcar na Irlanda, com o fechamento de sua unidade industrial em maio próximo, diante da expectativa de redução nas vendas resultante do corte na quota de produção de 11,6%, entre outros fatores.
Já o grupo dinamarquês Danisco planeja fechar três plantas de açúcar ? uma na Dinamarca, uma na Suécia e outra na Finlândia ? e reduzir 350 postos de trabalho para aumentar sua eficiência em resposta à reforma do regime europeu do açúcar, que entrará em vigor em 1º de julho deste ano. A maior indústria de açúcar da Letônia, a Jelgavas Cukurfabrika, também encerrará sua produção ? só restará uma indústria no país.
O grupo holandês CSM pretende vender sua divisão de açúcar. A austríaca Agrana Beteiligungs vai fechar duas de suas 11 usinas de açúcar para reduzir os custos, depois de a União Européia anunciar o corte dos subsídios. Com informações de agências internacionais .