Um Ford Mustang flex abastecido com E-85 (mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina) bateu o recorde de velocidade para este modelo de carros nos Estados Unidos (EUA). Pilotado por Danny Thompson, o Mustang S197 alcançou a marca de 406,8 km/h, superando os 395,9 km/h atingidos em 1969 pelo Ford Mustang Mach 1, no mesmo deserto de sal de Bonneville Salt Flats, no estado americano de Utah.
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Hajek (E) com Edsel Ford,
bisneto de Henry Ford,
fundador da montadora
A iniciativa, que teve apoio oficial da Ford, foi promovida por Brent Hajek, um produtor de milho – cereal utilizado nos EUA para produção de etanol – e colecionador de carros de Oklahoma, que resolveu homenagear o feito de 1969, convidando para ser piloto do Mustang o filho de Mickey Thompson, que bateu o recorde há 40 anos, e preparando o motor do carro que não é originalmente flex para funcionar com a mistura de etanol de milho.
“A maioria dos carros desta categoria são os nitro cars (veículos que utilizam combustíveis especiais para competição)”, afirmou Hajek, acrescentando um desafio aos que duvidaram que o etanol permitiria obter alto desempenho de um carro de competição: “Você acha que o etanol reduz a performance? Por que, então, não tenta ser mais rápido do que nós?”.
O consultor de emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc, viu com naturalidade o desempenho do carro flex. “Evidentemente trata-se de uma marca histórica que, entretanto, não surpreende aqueles que sabem que o etanol é um combustível de alta performance. O seu uso na Fórmula Indy apenas confirma este fato. Mesmo o consumidor comum, dirigindo um carro flex, percebe que quando usa exclusivamente etanol há um aumento na potência e torque, tornando a dirigibilidade mais esportiva”, explicou Szwarc.
A quebra do recorde de velocidade aconteceu em setembro de 2008 mas só foi divulgada no dia 2 de janeiro de 2009, junto com um vídeo relatando o feito (assista abaixo). Apesar da conquista, a nova marca ainda não entrou para o livro Guinness dos recordes, que exige a repetição da marca para reconhecê-la. "Mas nós fizemos o que queríamos fazer: construímos o Mustang e o carro movido a etanol mais rápido do mundo”, comemorou o fazendeiro, que já aposta em um Mustang a E85 produzido em série pela Ford.