undefinedUma das categorias mais populares do automobilismo dos Estados Unidos, a National Association for Stock Car Auto Racing (NASCAR), está testando uma mistura de 15% de etanol (E15) na gasolina, que se aprovada, poderá ser utilizada para abastecer os carros da categoria Sprint Cup na temporada de 2011.
Segundo a rede de televisão Fox Sports, uma das equipes da categoria, a Hendrick Motorsports, está realizando os testes com o novo combustível, o que nas próximas semanas deverá levar ao desenvolvimento de motores compatíveis com a presença do etanol na mistura.
Para o consultor de emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc, “a pesquisa sobre o uso da mistura E15 na NASCAR e a real perspectiva de sua utilização a partir de 2011 representam mais um passo para que o automobilismo esportivo entre na era da sustentabilidade, utilizando um combustível de origem renovável e reduzindo a emissão de gás carbônico (CO2), principal responsável pela intensificação do efeito estufa”.
Segundo o diretor da Sprint Cup, John Darby, os testes ainda são “um projeto de pesquisa” e os organizadores da NASCAR estão considerando uma variedade de combustíveis para a temporada 2011, com porcentagens diferentes de etanol adicionado à gasolina. As explicações de Darby foram publicadas no site SceneDaily.com.
“Uma vez que tivermos uma mistura de etanol,” disse Darby, “teremos que ter tempo para que as equipes testem e trabalhem conforme suas necessidades. Quanto tempo isso levará? No melhor dos casos, seis meses,” concluiu.
Sobre o uso do etanol nas competições da categoria, o vice-presidente da NASCAR, Robin Pemberton, confirmou que o plano é usar etanol na próxima temporada: “Ainda estamos testando o combustível e a porcentagem da mistura ideal. Nosso objetivo é usarmos o etanol nas competições de 2011.”
Com o etanol chegando à NASCAR, uma das equipes, a Furniture Row Racing, já desenhou um carro temático voltado para a agricultura, que concorrerá em três corridas ao longo do verão americano, em junho. Com a palavra “farmer” (fazendeiro em inglês) pintada na lateral, a idéia do novo carro é promover os fazendeiros.
O adesão do etanol nas competições automobilísticas pode ser uma grande oportunidade para demonstrar a viabilidade do uso dessa mistura em escala comercial nos EUA. “A agencia ambiental norte-americana – EPA – deve-se posicionar até o fim deste ano sobre a autorização da venda da mistura E15 para o público, aumentando o teor máximo de etanol na gasolina de 10% para 15%,” explicou o consultor da UNICA.
NASCAR
Criada em 1948, a NASCAR pode ser considerada a equivalente americana da Stock Car brasileira. As corridas da National Association for Stock Car Auto Racing são realizadas quase sempre em pistas ovais, e a categoria possui três divisões nacionais: Sprint Cup, Nationwide Series e Camping World Truck Series, além de provas regionais realizadas por todos os EUA.
Os ex-pilotos da Formula-1 Juan Pablo Montoya e Jacques Villeneuve competem na NASCAR. O brasileiro Christian Fittipaldi, sobrinho do bicampeão de F1, Emerson Fittipaldi, disputou algumas provas da categoria em 2002 e 2003. Este ano, Nelson Piquet Jr., que deixou a equipe Renault da Formula Um quando o caso envolvendo um acidente intencional veio a público, está disputando a Truck Series da NASCAR.
A chegada do etanol à NASCAR segue uma tendência que já se observa em diversas categorias do automobilismo internacional. A Fórmula Indy, que tem a UNICA como fornecedora oficial de combustíveis, já utiliza exclusivamente etanol desde 2007, e o maior ralli do mundo, o Dakar, estreou este ano uma nova categoria movida a etanol. O primeiro piloto a competir nessa categoria, o brasileiro Klever Kolberg, teve apoio da UNICA para participar da prova. No Brasil, a Stock Car passou a utilizar o etanol este ano após 10 anos utilizando gasolina. Antes disso, a Stock Car brasileira utilizou etanol por 19 anos consecutivos, até adotar a gasolina em 2000.