As mais de 28 mil pessoas que passaram pela XVII Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira – Fenasucro e Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana-de-Açúcar – Agrocana entre 1 e 4 de setembro, em Sertãozinho, no interior de São Paulo, realizaram negócios que somados atingem o valor de R$ 2,2 bilhões. As informações são dos organizadores dos tradicionais eventos, os principais do país e do mundo voltados para o setor sucroenergético.
As feiras atraíram participantes de 24 países e de 25 estados do Brasil. Representantes da África do Sul, Alemanha, Argentina, Bolívia, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Inglaterra, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, República do Congo, Uruguai, Venezuela e Zimbábue integraram o contingente de visitantes estrangeiros. A próxima edição do evento já está marcada para o período de 31 de agosto a 3 de setembro de 2010.
Stand conceitual
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) participou da Fenasucro&Agrocana com stand próprio e também como integrante do stand destinado ao Projeto AGORA, que reúne empresas e entidades da cadeia produtiva da cana-de-açúcar e que participou com um espaço próprio. Projetado para esta edição do evento, o novo stand da UNICA contou com seis monitores de plasma espalhados pelas paredes internas que exibiam fotos ilustrando as atividades de toda a cadeia produtiva da cana, demonstrando todas as fases dos processos agrícolas e industriais. “O objetivo foi fazer com que os visitantes tivessem uma espécie de imersão na indústria da cana-de-açúcar”, afirmou Adhemar Altieri, diretor de Comunicação Corporativa da entidade.
As imagens, do fotógrafo Tadeu Fessel, foram publicadas no livro “Imagens do Etanol Brasileiro”, produzido pela UNICA no final de 2008. Para reforçar a proposta temática do local, bagaço e pedaços de cana também foram colocados sob placas transparentes no piso do stand.
RenovAção e AGORA
Durante as feiras, a UNICA também participou da entrega de um trator de última geração doado pela empresa CASE IH ao Projeto RenovAção e arrematado pela usina São Martinho, em um leilão realizado na primeira semana de agosto entre associados da UNICA. A renda obtida será destinada ao RenovAção, maior programa de treinamento e requalificação já implantado pelo setor sucroenergético no mundo. O projeto pretende requalificar mais de 7 mil trabalhadores por ano, e além da CASE IH, conta também também com patrocínio da Syngenta e da John Deere.
Dedine na Fenasucro: empresa apoia projeto AGORA Outra ação importante da UNICA na Fenasucro foi o lançamento do stand do Projeto AGORA, iniciativa da qual a UNICA participa juntamente com os sindicatos estaduais dos produtores de açúcar e etanol de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e as empresas Itaú-Unibanco, Monsanto, Basf, Dedini e SEW Eurodrive. Além do próprio stand do AGORA, as empresas também divulgaram o projeto em seus próprios espaços.
No stand do AGORA foi exposta uma Mitsubishi Pajero, utilizada pelo veterano piloto brasileiro Klever Kolberg em seus treinamentos para competir em rallys.
Em janeiro de 2010, Kolberg participará do Rally Dakar levando pela primeira vez na história o etanol ao maior Rally do Planeta. O piloto brasileiro, que já conquistou o famoso rally competindo com motocicleta, agora vai concorrer com uma Mitsubishi Sport Flex fabricada no Brasil. O projeto tem apoio da UNICA e vai utilizar a marca do Etanol, criada em 2008 para a UNICA, acompanhada do slogan “uma atitude inteligente”.