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Ônibus movidos a diesel de cana-de-açúcar chegam às ruas de SP

26 de julho de 2010

Os primeiros testes de campo com ônibus movidos a uma mistura de combustíveis que contém diesel produzido a partir de cana-de-açúcar foram iniciados em São Paulo na terça-feira (20/07), graças a uma parceria que envolve a empresa que desenvolveu o combustível – a Amyris Brasil, com SP Trans, Mercedes-Benz do Brasil, Petrobrás Distribuidora e a Viação Santa Brígida. A solenidade teve apoio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e contou com a presença do Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Para o consultor de emissões e tecnologia da UNICA, Alfred Szwarc, os testes servirão para avaliar a viabilidade de um novo e importante mercado para a indústria da cana-de-açúcar. “É um primeiro passo para a inserção de um combustível mais sustentável no mercado. O óleo diesel é o combustível líquido mais utilizado no país e, também, uma das principais fontes de poluição nas regiões urbanas,” afirmou.

A produção de hidrocarbonetos como óleo diesel, querosene de aviação, gasolina e químicos finos a partir da cana através da biotecnologia é uma vertente que vem se abrindo para a indústria da cana-de-açúcar. A Amyris Biotechnologies, com sede nos Estados Unidos, uma das pioneiras no desenvolvimento desse tipo de produto, mantém parcerias através de sua subsidiária brasileira com o Grupo São Martinho para a produção, e com empresas como Embraer, GE e a Azul Transportes Aéreos para conduzir testes de seus produtos.

Os testes com ônibus utilizarão seis veículos da Viação Santa Brígida, uma das principais companhias de transporte coletivo de São Paulo, dos quais três circularão com mistura de 10% de diesel renovável produzido pela Amyris e 90% de óleo diesel comercial. Os outros três ônibus circularão somente com diesel comercial para fins de referência.

“A adição de diesel de cana em 10% num primeiro momento e, em maior proporção futuramente, poderá ser uma opção atraente para mercados que exigem combustíveis mais limpos e com conteúdo renovável , como é o caso do transporte urbano. É oportuno lembrar que a mistura de 20% do produto ao óleo diesel comercial já foi aprovada nos EUA,” avalia Szwarc.

Por ser de origem totalmente renovável, os estudos preliminares mostram que o diesel de cana-de-açúcar é capaz de reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa em mais de 90%. “Esta oportunidade é fundamental para comprovar as qualidades do diesel de cana em situações reais de uso no Brasil,” afirma Adilson Liebsch, gerente de Produto e Marketing da Amyris.

Os ônibus com diesel de cana vão circular durante seis meses em linhas com grande fluxo atendidas pela Viação Santa Brígida, com monitoramento da SPTrans.  O programa representa um passo importante no cumprimento de metas determinadas pela lei municipal de mudanças climáticas 14.933/2009, que prevê a redução gradual do uso de combustíveis fósseis, com substituição total dos fósseis por renováveis até 2018. O encerramento dos testes está previsto para o mês de dezembro de 2010.