fbpx

Nomenclatura etanol chega aos postos da capital paulista

18 de setembro de 2009

Um posto de combustíveis da BR Distribuidora, localizado na movimentada Avenida Angélica esquina com a Rua Baronesa de Itú, é o primeiro da capital paulista a trocar a nomenclatura nas bombas de “álcool” para “etanol”. A União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA) foi representada no evento, na quinta-feira (17/09) pela manhã, por seu diretor de Comunicação Corporativa, Adhemar Altieri.

A mudança coincide com o fato de a BR, a maior rede de distribuição de combustíveis do País, ter sido a primeira a instalar uma bomba de etanol no Brasil, em 1979.   “O combustível que os brasileiros chamavam de álcool até agora o mundo já conhece como etanol, e a mudança vai facilitar negociações de todo tipo, principalmente aquelas que exigem certificação do produto para exportação”, explicou Altieri.

Para o executivo, a substituição da palavra “álcool” por “etanol” poderá corrigir erros de interpretação. “A palavra álcool define uma variedade de produtos, já que existem vários tipos de álcool. Etanol é a palavra que corretamente define o tipo de álcool utilizado como combustível, o álcool etílico.”

Ritmo intenso

Durante o evento, o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Alan Kardec Duailibe,  reforçou que a mudança de nomes seguirá em ritmo acelerado. “Dezenas de postos já completaram a mudança de álcool para etanol por todo o País”, informou.

Para Dualibe, os postos de combustíveis deverão completar a substituição da nomenclatura “álcool” por “etanol” até novembro de 2009.

Cosan

Na última semana de agosto, o posto “Free Stop”, localizado em uma das principais avenidas de Ribeirão Preto, no interior paulista, foi o pioneiro no Brasil a utilizar a palavra “etanol” em suas bombas substituindo “álcool comum”. O posto opera com a bandeira Esso, que integra o grupo Cosan.