fbpx

Nota de pesar: Alysson Paolinelli

29 de junho de 2023
Paolinelli

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento, nesta quinta-feira (29/06), do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, que muito contribuiu para o desenvolvimento agrícola no Brasil, aliando pesquisa, inovação e sustentabilidade ao campo.

Engenheiro agrônomo, professor universitário e liderança do setor agropecuário, Alysson Paolinelli ficou conhecido como o “visionário da agricultura tropical”, expressão que dá título ao livro de Ivan Wedekin sobre sua trajetória. Todos nós do setor agroindustrial fomos influenciados, de alguma forma, por suas ideias e visão inovadoras, que lhe conferiram, em 2006, o World Food Prize, e indicação ao Prêmio Nobel da Paz em 2021.

No cargo de ministro da Agricultura, de 1974 a 1979, Paolinelli fomentou a ciência e a tecnologia, criando estruturas de governança que garantiram o sucesso e a expansão da agricultura tropical sustentável no Brasil. Fazem parte do seu legado a estruturação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na década de 1970, e a criação do Programa de Desenvolvimento dos Cerrados (Polocentro), voltada para a região Centro-Oeste do país.

Paolinelli também deixa como legado sua contribuição para o desenvolvimento do setor sucroenergético. Ele participou ativamente da criação do Proálcool, em 1975, o primeiro programa mundial de produção em larga escala de combustível renovável a partir da cana-de-açúcar. Hoje, o uso de etanol pode reduzir até 90% das emissões de CO2 na atmosfera, ajudando na mitigação da crise climática.

Sempre atento às demandas dos novos tempos, Paolinelli fundou em 2012 o Instituto Fórum do Futuro, voltado ao debate sobre o desenvolvimento sustentável, com foco em inovação, tecnologia e pesquisa. Nele, liderava o projeto Biomas Tropicais, que oferece um novo caminho para a produção alimentar, preconizando a precedência da ciência na definição dos limites de uso sustentável dos recursos de cada bioma, antes do seu uso econômico.

Com imensa tristeza, a UNICA, representando seus associados e colaboradores, presta toda solidariedade e o sentimento de pêsames à família desse mineiro de Bambuí, que nos deixa aos 86 anos, com a certeza de que seu legado é de valor inestimável para o país e será inspiração para muitas gerações.

Evandro Gussi

Presidente e CEO da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica)