fbpx

Nota de pesar: José Pedro Andrade

30 de outubro de 2023
unica

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento, nesse domingo (29/10), do empresário José Pedro de Andrade, presidente do Conselho de Administração da Usina Cerradão, sediada em Frutal, Minas Gerais.

Zé Pedro, como era conhecido, foi uma importante referência para o setor canavieiro. Nascido em Pontal-SP, terceira geração de uma família dedicada à cana-de-açúcar por mais de 60 anos, formou-se técnico agrícola na Unesp de Jaboticabal-SP. Nos anos 1980, passou a ser sócio da destilaria da família, a Pitangueiras, que mais tarde se transformaria em usina, com a expansão das atividades para açúcar, etanol e bioeletricidade. Em 2006, tornou-se sócio fundador da usina Cerradão.

Conhecido por “colocar a mão na massa”, Zé Pedro costumava dizer que não há mágicas que possam ser aplicadas ao setor de cana-de-açúcar, “o que existe é espaço para muito trabalho”. Para ele, a sustentabilidade era resultado de contínuos investimentos, inovação e planejamento. Sobre sua trajetória, dizia que se sentia realizado, pois todos os projetos que desenvolveu deram certo.

Com imensa tristeza, a Unica, representando seus associados e colaboradores, presta toda solidariedade à família de Zé Pedro, com a certeza de que deixa um grande legado para todos.

A despedida é nesta segunda-feira (30/10) no Velório Municipal de Pontal, das 7h às 11h, e o sepultamento será às 11h30, no Cemitério Central de Pontal, São Paulo.