27 de novembro de 2024

A cadeia de açúcar e bioenergia brasileira, diante das recentes declarações sobre a celebração do acordo de livre comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, reforça sua posição favorável à conclusão do acordo e rechaça veementemente as críticas infundadas acerca do processo produtivo brasileiro.

Importante destacar que a sustentabilidade é um dos pilares do nosso processo produtivo, que é amplamente aceito em todo o mundo e respaldado por certificações internacionais, incluindo algumas das mais rigorosas da Europa.

O etanol brasileiro tem a menor pegada de carbono do planeta, e, desde o lançamento do veículo flex em 2003, já evitamos a emissão de mais de 700 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, o equivalente ao plantio de mais de 4 bilhões de árvores. Não há paralelo global nesse quesito, já que o Brasil utiliza para a produção de açúcar e biocombustível energia 100% renovável, proveniente da biomassa.

Como produtores brasileiros, merecemos e exigimos respeito pelo patrimônio socioambiental que construímos ao longo das últimas décadas, fruto de um esforço hercúleo pela competitividade e pela sustentabilidade. O setor tornou-se uma referência mundial como potência alimentar e energética, operando com uma eficiência que supera a de outros países, aliada a elevados níveis de proteção ambiental e inclusão social.

Diante da gravidade e urgência da crise climática, bem como da crescente carência alimentar e energética no mundo, é imperativo que haja cooperação e integração. Este será o testemunho do setor produtivo brasileiro: produzir mais e melhor, inspirando o restante do mundo a seguir o nosso exemplo.

Publicações Recentes

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

O etanol hidratado ampliou sua vantagem competitiva frente à gasolina comum, que chegou ao maior patamar dos últimos oito anos, desde 2018. Em São Paulo, o preço médio do etanol hidratado chegou a R$ 3,70/litro e a gasolina a R$ 6,39/litro na última semana. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Votação pelo nome do senador Rodrigo Pacheco para o TCU

Posicionamento UNICA sobre o E32

Os estudos que embasaram a adoção do E32 foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, sob coordenação do Ministério de Minas e Energia, seguindo metodologia técnica construída no âmbito do Programa Combustível do Futuro, com participação de representantes do governo, da indústria automotiva, da cadeia de combustíveis e da academia.

Veja Também

Motos flex atingem 14% das vendas em menos de dois anos

Unica recebe delegação da Geórgia

O consultor da Unica, Alfred Szwarc, e a relações públicas, Carolina Costa estiveram presentes em 04/12, na Fiesp, para reunião com uma delegação de empresários e representantes do governo do Estado da Geórgia, EUA. O objetivo do encontro foi apresentar informações e...

ler mais
Motos flex atingem 14% das vendas em menos de dois anos

Patrocinadores do Summit ganham destaque no World Biofuels Markets

Os patrocinadores do Ethanol Summit 2011 também estão presentes em um dos principais encontros dedicados aos biocombustíveis da Europa, o World Biofuels Markets (WBM), que começou nesta quarta-feira, 22/03, em Roterdã, na Holanda. A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) participa do evento com um estande próprio onde os patrocinadores S

ler mais