fbpx

Nova área de dados e estatísticas sobre o setor marca reformulação

21 de maio de 2012

Uma nova área do site da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), dedicada ao fornecimento de dados e estatísticas técnicas e econômicas atualizadas sobre o setor sucroenergético, está no ar desde o último final de semana, em português e inglês. Trata-se do UnicaData, desenvolvido para garantir a disponibilidade de números vitais sobre o setor para a mídia, o mercado e o público em geral.

Desenvolvido ao longo de seis meses, o UnicaData reúne informações apuradas pela própria UNICA, ou compiladas pela entidade a partir de dados divulgados por outras instituições. A seção inclui desde relatórios de safra e qualidade da matéria prima, a gráficos e tabelas de estimativa de safra, histórico de produção e moagem, área cultivada com cana-de-açúcar, preços e cotações ao produtor e ao consumidor, consumo de combustíveis e relatórios de exportação e importação, entre outros. O acesso ao UnicaData é gratuito para qualquer usuário do site da UNICA.

Segundo o gerente de Economia da UNICA, Luciano Rodrigues, mais de 80 relatórios estão disponíveis no UnicaData, somando-se as versões em inglês e português, que devem atender a boa parte das solicitações que chegam à UNICA diariamente de empress associadas, jornalistas, estudantes e consultores, entre outros públicos externos. “Nessa primeira versão, procuramos incorporar os dados mais procurados sobre o setor sucroenergético, vamos continuar analisando as demandas que nos chegam e aos poucos, o conteúdo será aprimorado e ampliado”, acrescentou. A equipe de economia e estatística será responsável pelo conteúdo do UnicaData.

O coordenador da presença da UNICA na internet, Paulo Zappa, explica que a simplicidade foi a principal preocupação durante o desenvolvimento da nova seção: “A navegação é bastante intuitiva e as informações estão divididas por temas e seções. Muitos relatórios podem ser gerados por meio de filtros e parâmetros que o próprio usuário determina, o que permite produzir documentos customizados. O conteúdo pode ser simplesmente visualizado, ou baixado em planilhas Excel ou no formato PDF.” Zappa acrescenta que os usuários poderão se cadastrar para receber avisos automáticos sobre atualizações de dados e novos relatórios disponibilizados.

Para o diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri, o UnicaData aprofunda o compromisso da entidade com a transparência e a agilidade na disponibilização de informações completas e precisas, política adotada como prioridade nos últimos anos.

“O UnicaData marca o início da reformulação do site da UNICA, e decidimos iniciar a renovação por essa área, devido à importância de garantir o melhor acesso possível a números confiáveis. O UnicaData será útil também para simplificar a obtenção de dados e informações que são divulgados de forma dispersa, por fontes diferentes. Muitas vezes o usuário não sabe como extrair esses dados dos sites de outras instituições, ou mesmo como encontrá-los. Dessa forma, tentamos reunir boa parte das informações em um único lugar,” concluiu.

Além do site principal, outros dez projetos digitais integram a estratégia de comunicação da UNICA no Brasil e no exterior. Em 2011, a audiência somada de todos os sites administrados pela entidade ultrapassou 740 mil visitas, segundo a ferramenta de mensuração Google Analytics.