Com o lançamento de três variedades comerciais de cana, a Monsanto ingressa na cadeia sucroenergética nacional e reforça ainda mais a presença de empresas especializadas em biotecnologia no setor. Esta é a avaliação do consultor de Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc, sobre os novos produtos – chamados de CV 7231, CV 7870 e CV 6654 – apresentados oficialmente pela gigante do agronegócio mundial na primeira quinzena de fevereiro (10/02).
“Esta nova geração de cana desenvolvida pela Monsanto, além de ser a primeira da companhia destinada ao segmento canavieiro, simboliza um importante avanço em inovação tecnológica para a indústria canavieira, onde já atuam empresas estrangeiras como Amyris
“As novas variedades atendem à demanda do mercado brasileiro por materiais produtivos e adaptados aos diferentes tipos de manejo,” afirma o líder de Negócios de Cana-de-Açúcar na Monsanto no Brasil, José Carlos Carramate. Em entrevista à Agência Estado (AE) no dia 16/02, o executivo explica que a entrada da emopresa no mercado comercial da cana deverá ocorrer de forma gradativa. “Estamos saindo do zero e é complexo prever, porque o período de transição e de troca de variedades é lento”, ressalta.
Embora não informe precisamente o valor total do investimento, Carramate adianta que, “por menos de R$ 30 milhões, R$ 35 milhões ao ano, uma empresa não consegue apresentar duas ou três variedades novas.” Os produtos começaram a ser desenvolvidos há nove anos pela CanaVialis, empresa criada em 2003 e adquirida em 2008 pela Monsanto por US$ 290 milhões.
Variedades
• CV 7231 – Alto teor de sacarose no início da safra, o que determina precocidade. Possui bom desempenho de brotação de soqueira e é adaptada à colheita mecanizada devido ao seu porte ereto.
• CV 7870 – Qualidade, além de características como porte ereto e boa adaptabilidade. Além de uma excelente germinação sob plantio mecanizado, a variedade possui excelente performance sob colheitas mecanizadas, especialmente quando realizadas em junho e julho.
• CV 6654 – Variedade se destaca pelo excelente perfilhamento, sanidade e colheitabilidade. Pode ser manejada até agosto.
No Brasil, atualmente, o portfólio da multinacional sediada nos Estados Unidos (EUA) possui 70 clientes, entre usinas e grupos sucroenergéticos. A Monsanto, que também produz herbicidas e sementes de milho, soja, algodão e hortaliças, faturou R$ 2,8 bilhões em 2011 no mercado brasileiro.