fbpx

Novo Fusion Flex da FORD será o carro oficial do Ethanol Summit

26 de junho de 2013

No ano em que se observa o 10º aniversário do lançamento do carro flex no Brasil, o primeiro sedã de grande porte equipado com motor flex do mercado brasileiro será o carro flex oficial do Ethanol Summit 2013. Trata-se do novo Ford Fusion 2.5 Flex, lançado no Brasil pela Ford no início deste ano.

“Mesmo o Fusion Flex sendo importado e um automóvel destinado a uma parcela limitada de consumidores, o fato de vir equipado com a tecnologia que permite o uso do etanol, da gasolina ou de qualquer mistura desses combustíveis, mostra claramente que o uso da tecnologia flex está plenamente dominado e é viável em qualquer categoria,” explica o consultor de Emissões e Tecnologias da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc. Ele ainda lembra que Henry Ford lançou na década de 1920 a ideia dos carros flex e certamente estaria feliz com esse novo lançamento da empresa que fundou.

A escolha do Fusion Flex foi baseada no fato de ser um veículo mundialmente reconhecido, que no Brasil utiliza a tecnologia exclusiva bicombustível. Além do Fusion, o Novo EcoSport Flex, outro modelo global da montadora, também faz parte da participação da Ford no Summit 2013. Uma frota composta de exemplares dos dois modelos será utilizada durante o evento para transportar autoridades, palestrantes e convidados especiais.

Modelos inovadores

O Fusion Flex e o Novo Ford EcoSport 2.0 Flex são classificados com padrão A de eficiência do Inmetro e representam a nova geração de motores flex. Desenvolvido exclusivamente para o Brasil, o motor Duratec 2.5 Flex do novo Fusion traz avanços como bloco e cabeçote de alumínio e comando variável de abertura das válvulas de admissão (iVCT) para gerar 175/167 cv com baixo consumo. A transmissão automática sequencial de 6 velocidades com opção de trocas manuais, a direção elétrica e a suspensão premium são outros fatores que contribuem para o alto padrão de conforto e sustentabilidade do sedã de luxo da Ford, apontado como melhor compra da categoria.

O Novo Ford EcoSport PowerShift, equipado com motor Duratec 2.0 Flex de alumínio de 146/140 cv, é o único utilitário esportivo automático com selo A de consumo do Inmetro. Sua transmissão PowerShift de 6 velocidades e dupla embreagem oferece um novo padrão de desempenho e economia de combustível. Entre outras inovações, ela é 20 kg mais leve que uma transmissão automática similar convencional.

A indicação do Fusion como carro oficial dá sequência à prática iniciada em 2011, quando o carro oficial do Ethanol Summit foi o principal lançamento da Peugeot no Brasil naquele ano, o sedã 408 Flex. Considerado um dos principais eventos do mundo com foco em energias e produtos renováveis, o Summit é realizado desde 2007 a cada dois anos pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). A edição deste ano será realizada nos dias 27 e 28 de junho no Grand Hyatt Hotel de São Paulo.