A segunda edição do Estudo Municípios Canavieiros está com atividades em andamento em várias cidades de São Paulo. Nesta fase o programa abrangerá em todo o País professores e alunos de 1,6 mil escolas e suas respectivas comunidades, para atender a procura de novas regiões interessadas em participar da iniciativa. O trabalho é uma iniciativa do Projeto AGORA, principal ação de comunicação institucional integrada do agronegócio brasileiro, com a participação de 11 entidades e oito empresas.
Este ano, cidades localizadas na região Nordeste, em Alagoas, Pernambuco e Paraíba, também receberão as oficinas de formação de professores, além de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná. Em São Paulo, as oficinas já estão acontecendo em Piracicaba, Ribeirão Preto, Ourinhos, Assis, Jaboticabal, Araras, Araraquara, Catanduva, Votuporanga e Jaú, entre outras. A iniciativa no estado terá uma abrangência de aproximadamente 500 professores e cerca de 35.000 mil alunos.
“O grande êxito que tivemos na edição anterior fez com que todos os integrantes do Projeto AGORA propusessem uma nova fase do Estudo, cuja abrangência neste momento é maior, mas sem perder sua essência, que é disseminar conhecimento sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar e o setor sucronergético,” afirma Marcos Jank, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), uma das entidades que compõem o Projeto AGORA.
O material pedagógico do Estudo é desenvolvido pela Editora Horizonte por meio de sua divisão educacional, e as atividades são implantadas em parceria com as Secretarias de Educação estaduais e municipais. Em 2011, o material didático foi renovado e atualizado, com a inclusão do tema Biotecnologia.
Kit Educacional
As escolas recebem dois kits educacionais, cada um composto por um Caderno do Professor, oito pôsteres e um CD Multimídia. O processo é realizado em duas etapas: oficinas de formação de professores e, no 2º semestre, após os trabalhos em sala de aula, as oficinas de encerramento, nas quais os professores comentam os resultados obtidos e sugerem mudanças para aperfeiçoar o aprendizado.
O kit educacional está disponível para download gratuito no site a todos os interessados. Os professores que apresentarem trabalhos finais realizados com os alunos, tanto por meio de oficinas de encerramento quanto por meio do site, receberão um jogo educativo criado especialmente para a iniciativa, o “Quem é Quem no Mundo da Cana-de-Açúcar”, que ajuda a consolidar o conteúdo abordado em sala de aula de forma lúdica.