Após uma pausa para as férias escolares em julho, as oficinas do Estudo Municípios Canavieiros 2011 voltam a acontecer em diversas cidades, a partir da primeira semana de agosto. Em sua segunda edição, o programa foi ampliado, devido ao sucesso registrado nas atividades realizadas ao longo de 2010.
Este ano o programa abrangerá também cidades localizadas na região Nordeste, em Alagoas, Pernambuco e Paraíba, além de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná. A iniciativa beneficiará professores e alunos de 1,6 mil escolas e suas respectivas comunidades, mantendo o objetivo principal, que é disseminar conhecimento sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar e o setor sucronergético.
O material pedagógico, desenvolvido pela Editora Horizonte por meio de sua divisão educacional, vem recebendo elogios nas localidades em que as oficinas foram realizadas durante o primeiro semestre. As atividades são implantadas em parceria com as Secretarias de Educação estaduais e municipais, a fim de promover uma integração com os demais conteúdos curriculares e permitir uma visão localizada da importância da cadeia produtiva do setor para cada uma das comunidades que a integram.
“Nossa expectativa é de atingir plenamente as metas estabelecidas para o programa, fizemos mudanças que contemplam as solicitações regionais. Além disso, novos conteúdos foram acrescentados ao material didático, como a inclusão do tema Biotecnologia, mostrando assim a evolução permanente dessa indústria e dos benefícios que traz à sociedade,” destaca Nayana Rizzo, coordenadora do Projeto Agora.