fbpx

Ordem do Ipiranga para Alexis Duval reconhece pioneirismo da Tereos

10 de novembro de 2011

Alexis Duval, CEO da Tereos, recebe comenda do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (Foto: Guarani / divulgação)A entrega da mais elevada honraria do Estado de São Paulo a Alexis Duval, CEO da Tereos Internacional, controladora do Grupo Guarani, é um justo reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo executivo à frente de umas das principais empresas do setor sucroenergético nacional na opinião da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). A comenda, reservada desde 1969 a cidadãos brasileiros e estrangeiros que prestaram serviços notórios aos paulistas, foi concedida oficialmente pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, na quarta-feira (10/11), em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (SP).

“É uma homenagem merecida para um executivo e uma empresa que participaram ativamente do grande ciclo de crescimento do setor sucroenergético, que ocorreu a partir de 2003 com a introdução do carro flex no Brasil,” afirmou o presidente da UNICA, Marcos Jank, apontando o expressivo crescimento da Guarani desde a chegada de Duval ao país em 2000. A empresa passou de duas unidades industriais e três milhões de toneladas de cana processada, para sete unidades com capacidade para processar 21 milhões de toneladas.

 

Alexis Duval, CEO da Tereos, recebe comenda do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (Foto: Guarani / divulgação)Jank lembrou ainda que em 2000, a Tereos foi a primeira empresa estrangeira a investir no setor após o fim do envolvimento governamental na indústria da cana, no final da década de 90.

Em seu discurso, Duval fez questão de destacar a decisão do então governador Alckmin, de reduzir para 12% o ICMS para o etanol hidratado vendido ao consumidor em São Paulo, contribuição que se revelou fundamental para a arrancada da indústria canavieira, que dobrou de tamanho em oito anos. “Aumentamos os investimentos agro-industriais e estimulamos a indústria de bens de capital e automobilística, em grande medida devido a essa decisão do governador Alckmin. Eu tive a oportunidade de viver este momento privilegiado,” comentou.

Após a cerimônia, o diretor-presidente da Guarani e conselheiro da UNICA, Jacyr Costa, destacou o que considera uma das principais caracteristicas do agraciado: “O desempenho do Alexis é marcado por sua capacidade e habilidade para estabelecer e manter parcerias, que possibilitam o crescimento da Companhia.”

Duval iniciou sua participação no Brasil em 2002, ocupando o cargo de representante do Grupo Tereos na joint-venture Franco Brasileira S.A. Açúcar e Álcool (FBA), formada com as empresas Cosan e Sucden. Em 2003, ele passou a fazer parte da gestão da Açúcar Guarani, empresa associada à UNICA, ocupando o cargo de CEO até julho de 2007, quando a posição foi assumida por Jacyr Costa. Em 2011, Duval assumiu a presidência da Tereos Internacional, passando a presidir o Conselho de Administração da Guarani.

Um dos cinco principais grupos empresariais do agronegócio europeu, a Tereos concluiu em 2011 uma parceria com a Petrobrás Biocombustível, o que resultou em um investimento de R$1,6 bilhão da Petrobras na Guarani, voltado principalmente para o crescimento da empresa. A criação da Tereos Internacional, multinacional sediada em São Paulo com 35 unidades industriais na Europa, América do Sul e África, ocorreu em parte para viabilizar a operação com a Petrobras. A Guarani é hoje a terceira maior produtora de açúcar e etanol do País, com 19,7 milhões de toneladas de cana processadas na safra 2010/2011. São 283 mil hectares de terra cultivada, cerca de 11 mil colaboradores e 70% da cana própria colhida mecanicamente.

Cerca de 300 convidados, incluindo diversos representantes de entidades e empresas do setor sucroenergético, acompanharam a cerimonia de entrega da comenda a Alexis Duval, conduzida pelo governador Alckmin e pelo Secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo. Também participaram do evento a Primeira Dama, Lucia Alckmin; o deputado federal Duarte Nogueira; o cônsul geral da França em São Paulo, Sylvain Itté; e o prefeito de Olimpia (SP), Eugenio Zuliani.