Os países da América Central têm interesse em importar do Brasil a tecnologia para a produção de etanol e automóveis multicombustíveis – que aceitam mais de um tipo de combustível.
“Recebemos vários pedidos para que avançássemos numa cooperação na área do álcool combustível”, afirma o diretor do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty, Mário Vilalva. Protocolos de cooperação técnica nesse sentido foram assinados, durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Guatemala.
Também participa da comitiva o consultor Alfred Szwarc, como representante da Unica. “América Central e Caribe são produtores de açúcar, já não agüentam o alto preço do petróleo e necessitam fazer determinadas conversões na sua estrutura produtiva e energética de modo a utilizar o etanol com competitividade, como o Brasil vem fazendo”, analisa o embaixador. Paralelamente, há interesse na compra de automóveis multicombustíveis.
O embaixador informa que há demanda de importação imediata por parte de países que já estão lançando seus programas oficiais de etanol combustível. Com informações da Agência Brasil.