“O etanol é fundamental para o desenvolvimento do Brasil.” Assim se manifestou a pré-candidata à Presidência da República Marina Silva nesta segunda-feira (07/06), em São Paulo, em discurso durante a cerimônia de entrega do Prêmio TOP ETANOL, iniciativa do Projeto AGORA, do qual a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) participa.
Segunda a falar entre os outros dois principais pré-candidatos, José Serra e Dilma Rousseff, Marina Silva disse que no mundo em crise é preciso pensar em projetos de longo prazo. “Temos que nos acostumar a pensar nas políticas públicas de longo prazo para o curto prazo dos políticos”, comentou.
Para ela, o etanol brasileiro pode fazer um resgate social, histórico e ambiental integrando justiça social, meio ambiente e desenvolvimento. “Essa integração é fundamental para o Brasil e a Mata Atlântica”, afirmou. “O etanol continua promissor, gerador de energia limpa e renovável”, ressaltou.
Ela defendeu ainda a criação de pequenas centrais energéticas para complementar a geração de energias alternativas, e também a ampliação do investimento em tecnologia e em desoneração tributária para o setor. Marina criticou as possíveis mudanças no Código Florestal, dizendo não ser esse “um bom caminho”.
Os três pré-candidatos discursaram para mais de 1400 convidados, respondendo a duas perguntas encaminhadas antecipadamente pelos organizadores do evento: sobre a visão do papel do etanol e da bioenergia na composição da matriz energética brasileira nos próximos anos e sobre as ações que devem ser adotadas no futuro para que se possa garantir um melhor ambiente de negócios para o setor, apesar de problemas na área trabalhista, por exemplo.
Projeto AGORA
O TOP ETANOL faz parte do Projeto AGORA, a principal iniciativa de comunicação e marketing integrado do setor sucroenergético brasileiro e uma das maiores do agronegócio nacional, reunindo as empresas Itaú-Unibanco, Monsanto, Amyris, Basf, BP, Dedini, FMC e SEW Eurodrive, todas ligadas à cadeia produtiva da cana-de-açúcar.
Participam também as entidades representativas dos produtores de açúcar, etanol e bioeletricidade de cinco estados: ALCOPAR (Associação dos Produtores de Bioenergia no Estado do Paraná); BIOSUL (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul); SIAMIG (Sindicato da Indústria de Fabricação do Etanol no Estado de Minas Gerais); SIFAEG (Sindicato da Indústria dos Fabricantes de Etanol do Estado de Goiás); SINDALCOOL (Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso); UNICA e a ORPLANA (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul).