Ele foi o primeiro grande consolidador do setor sucroenergético brasileiro, sua empresa foi a primeira a abrir capital por meio de uma Oferta Pública de Ações (IPO, na sigla em inglês) e a primeira a verticalizar suas operações ao adquirir os ativos da Esso no Brasil e entrar na distribuição de combustíveis. Por tudo isso, a homenagem ao presidente do Conselho de Administração da Cosan e da joint venture Cosan-Shell, Rubens Ometto Silveira Mello, realizada nesta terça-feira (31/08) em Sertãozinho, interior paulista, é um reconhecimento justo a um empresário que tem liderado tendências.
“Ele é um lider nato, e mostrou isso mais uma vez ao estabelecer um novo paradigma para o setor sucroenergético brasileiro, com a recém-confirmada joint venture entre a Cosan e a Shell, algo que ampliou ainda mais o interesse global pelo etanol brasileiro,” analisa o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar Marcos Jank, parabenizando Ometto, que também é membro do Conselho da UNICA.
Zagalo lembrado
Ao falar do orgulho que sentiu ao ser homenageado como cidadão que literalmente nasceu dentro de uma usina, Rubens Ometto frisou a importância deste reconhecimento analisando-se a sua origem. “Sertãozinho projeta uma força dentro do setor, sempre desejando crescer e se desenvolver,“ afirmou o emocionado empresário.
Em sua fala ele lembrou o lendário técnico da seleção brasileira de futebol, Mário Lobo Zagalo, ao afirmar que “tenho ainda muita energia e vocês vão me engolir por muito tempo porque a nossa vontade de crescer e trabalhar e muito grande”.
Ometto falou também da joint venture Shell-Cosan. “O pioneirismo desta iniciativa é muito importante para o Brasil e para o desenvolvimento do mercado de etanol no mundo,” alertou.
Acompanhando a cerimonia, o diretor tecnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues, avaliou a homenagem como um justo reconhecimento a uma pessoa que “planeja, executa e realiza,” e acrescentou: “Como ele mesmo afirmou, ele começou a participar diretamente do setor aos 30 anos e como engenheiro que é, sempre soube muito bem o que queria.”
A homenagem a Ometto foi organizada no auditório da Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana-de-Açúcar (Agrocana), localizado dentro da Fenasucro & Agrocana 2010, que acontece no Centro de Eventos Zanini. Além da Agrocana, participam da realização da Fenasucro a (por extenso) Copercana; (por extenso) Sicoob Cocred; Sindicato Rural de Sertãozinho; (por extenso) CEISE-Br; e Multiplus Feiras e Eventos. O empresário já havia sido nomeado presidente de honra da 18ª edição da Fenasucro.