A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) avaliou como positiva a menção do Brasil no discurso de abertura da COP-15, na Dinamarca, feita pela presidente do evento, Connie Hedegaard. A presidente, que também é Comissária Dinamarquesa na Comissão Européia, citou as ações empreendidas pelo governo e empresários brasileiros como um exemplo na luta contra as mudanças climáticas.
“O Brasil ocupa o quarto lugar na lista dos países mais poluidores do mundo, principalmente por causa do desmatamento. O País está comprometido em reduzir este problema e alcançar grandes metas de redução de emissões. O reconhecimento deste esforço pela presidente da COP 15 é muito gratificante”, afirmou o Assessor de Meio Ambiente da UNICA, Luiz Fernando do Amaral. O Brasil anunciou uma redução de 36% a 39% em relação às emissões estimadas em 2020.
Connie Hedegaard afirmou no primeiro dia do evento (07/12) que os países em desenvolvimento apresentaram uma grande redução de emissões. Segundo ela, “muitos desses países indicaram ações nacionais ambiciosas como contribuição a um esforço global no combate às mudanças climáticas, como China, Brasil, México, Coréia do Sul, Cingapura, Indonésia, India, África do Sul.” E acrescentou: “Nunca houve tanta vontade política para um acordo. Se não houver agora, poderemos tardar muitos anos, se é que conseguiremos”.
Visão Global
Para a UNICA, é preciso apontar as discrepâncias existentes entre as propostas já feitas por alguns países. Enquanto algumas parecem estar no caminho certo, como o Brasil, outras estão longe de uma ação significativa. “A proposta dos Estados Unidos, por exemplo, não chega nem perto das reduções que deveriam ter sido alcançadas em 2012, caso o país tivesse assinado o protocolo de Kyoto em 1999”, afirmou Amaral.
Os EUA ofereceram uma redução de suas emissões de 17% em 2020 em comparação ao nível de 2005. No entanto, tomando como referência de 1990, como fazem a União Européia e outros países desenvolvidos, a proposta dos EUA representa um corte de aproximadamente 4%.
UNICA na COP 15
A participação da UNICA na COP 15 é a maior de todos os tempos e acontece dentro do escopo do projeto Apex-Brasil/UNICA, iniciado em janeiro de 2008. Trata-se de uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para promover a imagem do etanol brasileiro de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável ao redor do mundo.
A UNICA está presente no Pavilhão Brasileiro (Hall C7, Bella Center). A agenda detalhada da participação da UNICA na COP-15 está na página especial criada para o evento.