fbpx

Parceria de usinas com Amyris aponta caminho para o futuro

9 de dezembro de 2009

undefined

A parceria entre a Amyris Brasil com os grupos Cosan, Açúcar Guarani e Bunge, anunciada nesta terça-feira (07/12), marca o início de um importante e lucrativo futuro para o setor sucroenergético brasileiro, avalia o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Marcos Jank.

“Trata-se de um acordo realmente significativo para o setor, que traz valor agregado aos produtos e um novo patamar para a  indústria com produtos de ponta,” afirmou Jank.

O presidente da Amyris Biotechnologies, Jonh Melo, informou que foram assinadas três cartas de intenção com os grupos para a produção de combustíveis e substâncias químicas renováveis. “Em vez de commodities como hoje, teremos a chance de produzir matéria-prima  de grande valor para a indústria, destinados à fabricação de lubrificantes, cosméticos, solventes, diesel e defensivos agrícolas,”  explicou Melo.

No início de  dezembro, a Amyris e o Grupo São Martinho anunciaram uma joint-venture, que envolveu a aquisição pela Amyris de 40% da Usina Boa Vista, parte do Grupo São Martinho, por R$ 140 milhões. É nesta Usina que começarão os trabalhos piloto para a fabricação de materiais químicos renováveis.

O presidente da UNICA acrescenta que o trabalho da Amyris junto às Usinas tem ainda um viés importante de pesquisa e desenvolvimento. “Não se trata somente de um acordo, mas uma parceria em que se dividem riscos e que terá  impacto na produção não somente destas empresas, mas em toda a cadeia produtiva”, concluiu Jank.