fbpx

Personalidades do setor são homenageadas em Assembléia Legislativa

2 de junho de 2010

André Rocha, presidente executivo do Sifaeg e Sifaçucar, agradece homenagem recebida na Assembléia Legislativa de Goiás (Foto: Silvio Simões/ Sifaeg)O empenho de 30 empresários do setor sucroenergético na consolidação do açúcar e do etanol em Goiás foi reconhecido pelo governo do estado nesta segunda-feira (31/05), em solenidade realizada na Assembléia Legislativa goiana. Os homenageados, muitos deles associados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, uma das maiores honrarias concedidas pelo poder público de Goiás.

“A homenagem é justa. Estas pessoas têm demonstrado um alto comprometimento em relação à produção sustentável dos derivados da cana, principalmente do etanol,” comentou Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da UNICA e convidado ao evento.

Na ocasião, o presidente executivo do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg) e do Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaçucar), André  Rocha, natural de Brasília, recebeu o título de Cidadão Goiano. “Sempre me considerei um goiano de direito, e agora sou de fato,” comemorou Rocha, bem humorado.

(Esq. p/ dir.) Julio Capobianco, presidente da Goiasa, Segundo Martinez, diretor comercial da usina Jalles Machado, Antonio de Padua, diretor da UNICA, e Fernando Mello, gerente Comercial da usina Goianésia (Foto: Silvio Simões/ Sifaeg)Para o executivo, a entrega da Medalha Pedro Ludovico Teixeira aos companheiros de setor é “um importante reconhecimento do Poder Legislativo sobre a importância da atividade canavieira não apenas para o desenvolvimento da economia de Goiás, como também para o desenvolvimento social do estado.”

O evento teve a participação de autoridades do governo de Goiás, entre eles o secretário de planejamento do Estado, Otton Nascimento; o juiz do Tribunal de Justiça goiano, Fausto Moreira Diniz; os deputados federais Roberto Balestra (PP) e Leonardo Vilela (PSDB); o presidente do Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (Imas), Sebastião Peixoto Moura; o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia, Anselmo Pereira; e Gilmar Alves da Silva, prefeito da cidade de Quirinópolis.

Cenário atrativo

Atualmente, Goiás é um dos cenários mais atrativos para novos investimentos no setor sucroenergético brasileiro. Segundo informações do Sifaeg, existem atualmente mais de 30 usinas em funcionamento em todo o estado, que ocupa atualmente a 4º posição no ranking de produção de cana-de-açúcar e a segunda colocação na fabricação de um combustível renovável. Nesta safra serão produzidos 2,8 bilhões de litros do biocombustível e 1,8 bilhão de toneladas de açúcar.

Recentemente o Grupo Cosan inaugurou em Jataí, cidade localizada na região sudoeste de Goiás, uma usina de etanol com capacidade instalada de produzir 370  milhões de litros de etanol por safra. Para viabilizar as áreas agrícola, industrial e administrativa do novo empreendimento, a Cosan investiu R$ 1 bilhão.

Personalidades agraciadas com a medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira: