fbpx

Perspectiva de livre comércio com o Golfo

9 de maio de 2005

Os países do Mercosul devem assinar, durante a Cúpula América do Sul-Países árabes, acordo com o Conselho de Cooperação do Golfo, informou a Agência Brasil.

 

De acordo com o diretor do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty, Mário Vilalva, a idéia é estabelecer uma zona de livre comércio entre os dois blocos, mas nesse primeiro encontro o importante é conhecer pessoas e estabelecer negócios futuros.

 

O governo brasileiro quer ampliar os negócios com os árabes. No ano passado, o intercâmbio desses países foi de US$ 8,2 bilhões. A intenção é ampliar esse valor em dois anos para US$ 15 bilhões, segundo Vilalva. Na reunião de Altos Funcionários da América do Sul e dos Países árabes, ocorrida em 08/05, 29 países confirmaram a participação no encontro empresarial realizado hoje, em Brasília, com os seguintes temas principais: como fazer negócios entre a América do Sul e países árabes, a promoção de investimentos e como o turismo pode ser elemento de aproximação entre as nações.

 

No Bom Dia Brasil de hoje, veiculado pela Rede Globo, o presidente da UNICA, Eduardo Pereira de Carvalho afirmou que é o mundo Árabe é o nosso principal consumidor, junto com a Rússia, e se transformarão no principal destino do nosso açúcar, uma vez que as exportações subsidiadas de açúcar europeu veio á cessar, de acordo com a decisão recentemente adotada pela Organização Mundial do Comércio.