undefinedO mercado internacional de etanol tem uma grande oportunidade de desenvolvimento e crescimento, embora ainda existam grandes desafios como a questão das barreiras tarifárias e não tarifárias praticadas pelos países desenvolvidos. Para enfrentar estes problemas é preciso discutir temas como sustentabilidade, além de um grande esforço de comunicação, observou Eduardo Leão de Sousa, diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) durante o evento “Usina de Soluções”, organizado pela empresa BASF, que ocorreu em Atibaia (SP), nos dias 14 e 15 de maio.
“O setor sucroenergético já mostrou um grande amadurecimento quanto às práticas sociais e ambientais, mas o seu aperfeiçoamento deve ser uma preocupação constante já que é uma demanda cada vez maior dos mercados consumidores para todas as atividades da economia. Além disso, é importante destacar também a relevância de uma comunicação eficaz dessas práticas,” afirmou Sousa.
Projeto AGORA
Durante sua apresentação, o executivo apresentou também algumas das ferramentas públicas e privadas que foram implementadas para a melhoria das práticas sociais e ambientais. Entre elas destacou o Zoneamento Agroecológico da Cana, que proíbe cultivo da cana nos biomas mais sensíveis como Amazônia e Pantanal; o Compromisso Nacional, que busca valorizar as melhores práticas trabalhistas; e o projeto Renovação, iniciativa de requalificação de trabalhadores da cana que vai treinar e requalificar anualmente cerca de sete mil trabalhadores em operações manuais do corte da cana.
No encontro o diretor da UNICA falou também sobre a importância da divulgação das atividades do setor, outro grande desafio enfrentado dentro e fora do Brasil. “Para uma comunicação efetiva é importante que toda a cadeia produtiva da cana trabalhe de forma coordenada em suas ações, transmitindo a mesma mensagem corretamente. É o que estamos fazemos com o Projeto AGORA.”
O Projeto AGORA é uma das maiores iniciativas de comunicação integrada já implantadas no Brasil, unindo empresas e entidades que fazem parte da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Além da UNICA e da BASF, participam do AGORA as empresas Itaú-Unibanco, Monsanto, Amyris, BP, Dedini, FMC e SEW Eurodrive, a Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul (Orplana) e os sindicatos estaduais dos produtores de açúcar e etanol de Goiás (Sifaeg), Minas Gerais (Siamig), Paraná (Alcopar), Mato Grosso (Sindalcool) e Mato Grosso do Sul (Biosul).
Sétima edição
O evento “Usina de Soluções Brasil” da BASF completou sua sétima edição este ano. O encontro reúne cerca de 80 usinas e entidades e trata de temas relacionados à produção agrícola, mercados e tendências.
“O apoio e a participação de todas as entidades e empresas que estão envolvidas no setor é extremamente importante, porque todas estas iniciativas são em prol de uma melhor produtividade. A troca de experiências obtidas por meio desses encontros é fundamental para que se atinja este sucesso,” avaliou Redson Vieira, gerente de marketing de cana-de-açúcar da BASF.