fbpx

Premiação de lideranças reflete avanços do setor

6 de maio de 2011

Os avanços e a importância das contribuições do setor sucroenergético brasileiro em inúmeras frentes são cada vez mais reconhecidos pela sociedade, e uma prova disso está na recente premiação de três dos principais líderes do setor, homenageados por suas competências, empreendorismo e capacidade de gestão. Para o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Marcos Jank, trata-se de um sinal claro de que a evolução do setor não passa despercebida.

Os premiados foram o presidente da ETH Bioenergia, José Carlos Grubisch; o presidente do Conselho do Grupo Cosan, Rubens Ometto Silveira Mello; e o presidente do Grupo Maubisa, Maurilio Biagi Filho. Todos integram o Conselho Deliberativo da UNICA.

“Não há acidente no reconhecimento público de três empreendedores dessa qualidade. É uma consequência da evolução acelerada que vem ocorrendo em nosso setor, com avanços impactantes na gestão das empresas que, consequentemente, afetam a forma como a sociedade enxerga e avalia tanto as empresas quanto seus principais executivos,” avalia Jank.

Em depoimento ao Valor Econômico após a premiação, no início de maio, Grubisich afirmou que o que mais satisfaz é “poder oferecer qualificação e treinamento a nossos funcionários, a maioria sem educação formal, e vê-los capazes de guiar tratores com GPS e computador de bordo, além de manipular máquinas moderníssimas e poder enviar seus filhos à escola com a perspectiva de um futuro melhor.”

Também no mês de maio, o empresário Maurílio Biagi Filho foi indicado como presidente da Agrishow 2012, principal feira do agronegócio da América Latina realizada anualmente em Ribeirão Preto.  Segundo os organizadores do evento, a indicação é fruto, entre outros fatores, da experiência acumulada por Biagi na elaboração de políticas públicas de investimentos em energia, por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Biagi substituiu o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Cesário Ramalho, que ocupou o cargo desde 2009.

Em abril, o engenheiro Rubens Ometto Silveira Mello foi eleito “Empreendedor do Ano” para 2011 pelo LIDE, o Grupo de Líderes Empresariais. A escolha foi anunciada durante o Fórum Empresarial realizado anualmente pela entidade em Comandatuba, na Bahia.