fbpx

Presidente da UNICA participa do conselho Inter-American Dialogue

30 de junho de 2010

Uma das principais entidades dedicadas ao estudo de temas relevantes para as Américas, o Inter-American Dialogue (IAD), recebeu em Washington o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Marcos Jank, que participou pela primeira vez de reunião do conselho da entidade. Jank foi indicado conselheiro do IAD no início deste ano, com mandato de três anos.

A primeira participação do presidente da UNICA aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de junho, durante o principal evento do IAD, o “Sol Linowitz Forum,” realizado a cada dois anos. O encontro teve a presença de cerca de 100 lideranças políticas, acadêmicas e empresariais de diversos países do continente.

“É uma grande satisfação participar de um grupo reconhecido pelas importantes contribuições feitas ao longo dos anos para o avanço e a integração dos países do  Hemisfério Ocidental. Trata-se, também, de um importante fórum para a discussão e disseminação pelas Américas dos benefícios dos biocombustíveis renováveis, particularmente o etanol brasileiro de cana-de-açúcar,” afirmou Jank.

Para o evento deste ano, o IAD selecionou dois países que foram abordados de forma mais detalhada, o Haiti e o Brasil. Jank coordenou o grupo de trabalho focado no Brasil, que teve entre seus participantes o renomado brasilianista Albert Fishlow e o atual Embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon.

O IAD é co-presidido pela ex-Representante do Comércio dos Estados Unidos (equivalente a um ministério do comércio exterior, conhecido como USTR), Carla Hills e pelo ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos. Entre diversas personalidades das Américas, participam do Conselho do IAD os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso do Brasil e Ernesto Zedillo do México, e o filósofo e cientista político Francis Fukuyama.

Ao encerrar sua participação, Jank convidou a entidade a realizar em São Paulo sua próxima reunião semestral, marcada para dezembro próximo, para discutir o futuro das relações Brasil-Estados Unidos após as próximas eleições gerais no Brasil, e eleições para o legislativo nos EUA – ambas marcadas para este ano.