fbpx

Presidente Lula exalta escolha do Brasil para realizar Challenge Bibendum 2010

31 de maio de 2010

Presidente Lula conhece caminhão movido a biodiesel fabricado a partir da canaEm discurso durante a cerimônia de inauguração do Challenge Bibemdum 2010 nesta segunda-feira (31/05), no Riocentro, Rio de Janeiro, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a realizadora do evento, a Michelin, por ter escolhido o Brasil para realizar o encontro cujo tema é a “Mobilidade Sustentável”. A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) é uma das patrocinadoras do evento.

“A decisão de trazer o evento ao Brasil foi muito feliz, pois a questão da Mobilidade Sustentável tem tudo a ver com o que se passa hoje no nosso País, com a importância que assumiu o etanol na nossa matriz energética,” afirmou o Presidente.

Ele destacou ainda outras vertentes de expansão do uso da cana-de-açúcar no Brasil ao citar a bioeletricidade,  bioquímica, além dos mais recentes processos de transformação da cana em hidrocarbonetos. Durante sua passagem no Challenge Bibemdum, o Presidente Lula conheceu um caminhão que faz parte de um projeto patrocinado pela empresa americana Amyris, movido a biodiesel produzido diretamente a partir da cana.

Carros Flex

A UNICA foi representada pelo diretor de Comunicação Corporativa, Adhemar Altieri, que destacou a importância do pronunciamento do presidente Lula. “Trata-se de um evento de penetração mundial, com a presença de centenas de executivos, empresários e jornalistas de todo o mundo, com a exposição de diversos protótipos de veículos que supostamente nos atenderão no futuro: elétricos, híbridos, os que utilizam hidrogênio. Porém, o que todos têm em comum é que nenhum está próximo e disponível no mercado,  ao contrário do carro flex que hoje é um grande sucesso no Brasil”.

Altieri comentou que no primeiro dia do evento ocorreu algo que ilustra claramente esta situação, quando dois protótipos que utilizam combustíveis movidos a energia elétrica foram utilizados em testes pelas ruas do Rio de Janeiro, mas tiveram que ser trazidos de volta ao evento guinchados devido a problemas técnicos e a falta de autonomia desta forma de propulsão.

Esta é a primeira vez em 11 anos que a Michelin traz o Challenge Bibemdum para a América Latina. Em 2011, o evento volta à Europa e será realizado em Berlim.