O depoimento de Rick Wagoner, presidente mundial da General Motors (GM), que diz que são desinformadas as declarações de que os biocombustíveis aceleram o aumento do preço dos alimentos, foi bem-recebido pela UNICA.
“Rick Wagoner está certíssimo ao dizer que as alegações sobre o impacto dos biocombustíveis são absurdamente erradas e honestamente reconhece que o etanol de milho é uma entre várias variáveis que têm contribuído para o aumento dos preços dos alimentos, não sendo, entretanto, a principal”, comentou o consultor de emissões e tecnologia da UNICA, Alfred Szwarc.
Szwarc disse que por conhecer o programa brasileiro, porque morou no Brasil, “o presidente da GM sabe que o etanol de cana está fora desse debate emocional e equivocado, fato infelizmente ignorado por boa parte da mídia internacional, que cegamente embarcou na onda das declarações bombásticas dos profetas do apocalipse”, concluiu o executivo da UNICA.
Wagoner falou também que o preço do petróleo é um fator muito mais concreto para o aumento do preço dos alimentos do que o etanol, e que a GM tem procurado por fontes não alimentícias desta produção.