5 de agosto de 2010

Empreendedorismo, Responsabilidade Socioambiental, Inovação Tecnológica, Segurança no Trabalho, Gestão Comercial, Investimentos e Desenvolvimento Sustentável. Estas foram algumas das categorias em que mais de quinze empresas associadas à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) foram reconhecidas, na entrega do 4º Prêmio Visão Agro Paulista, organizado pela revista Visão da Agroindústria. O  evento  homenageou usinas e empresas fornecedoras de produtos e serviços do Estado de São Paulo, além de empreendedores que se destacaram em áreas de transformação e produção no agronegócio canavieiro.

A cerimônia de premiação, realizada na primeira quinzena de julho (13/07), em Piracicaba (SP), teve a participação de 80 empresas e 15 grupos de usinas. “O evento foi um sucesso. Cumprimos o nosso objetivo de reconhecer os que alcançaram a excelência em suas atividades produtivas,” afirma Alex Ramos, presidente da revista Visão da Agroindústria, responsável pela criação do evento.

Entre os agraciados estao os grupos São Martinho, LDC-SEV, Alta Mogiana, Da Pedra e Açúcar Guarani/ Tereos, eleitos “os cinco mais” do Estado de S. Paulo. As empresas Ipiranga e Datagro foram premiadas nas categorias “Distribuidora de Combustíveis” e “Consultoria de Exportação”, respectivamente. A CASE, um dos patrocinadores do Projeto RenovAção, o maior projeto de requalificação profissional para cortadores de cana do mundo, e a Bosch Projects, que desenvolve tecnologia automotiva, venceram as categorias “Colhedora de cana” e “Engenharia de projetos”. Shell e Dedini, que atuam na área industrial, foram homenageadas nos segmentos “Planta Industrial” e “Graxas Lubrificantes”.

A pesquisa para as indicações dos vencedores da quarta edição do Prêmio Agro Paulista foi feita pela empresa AR Empreendimentos e teve a supervisão do Grupo de Estudos em Gestão Industrial do Setor Sucroalcooleiro (GEGIS), formado por profissionais de usinas de açúcar e álcool e gestores da área industrial. Em novembro deste ano será realizado o Prêmio Visão da Agroindústria Brasil, uma versão nacional da premiação paulista.

O 4º Prêmio Visão Agro Paulista foi patrocinado pela companhia General Chains, uma das principais fabricantes de correntes industriais do Brasil. Várias empresas e instituições relevantes do segmento canavieiro também deram apoio ao evento, entre elas a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), o Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro e Energético (CEISE BR), o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras (SIMESPI), Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (ACIPI), Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (COPLACANA) e Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia e Energia Canavieira (SIMTEC).

Publicações Recentes

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

O etanol hidratado ampliou sua vantagem competitiva frente à gasolina comum, que chegou ao maior patamar dos últimos oito anos, desde 2018. Em São Paulo, o preço médio do etanol hidratado chegou a R$ 3,70/litro e a gasolina a R$ 6,39/litro na última semana. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Votação pelo nome do senador Rodrigo Pacheco para o TCU

Posicionamento UNICA sobre o E32

Os estudos que embasaram a adoção do E32 foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, sob coordenação do Ministério de Minas e Energia, seguindo metodologia técnica construída no âmbito do Programa Combustível do Futuro, com participação de representantes do governo, da indústria automotiva, da cadeia de combustíveis e da academia.

Veja Também

Transformação em commodity é irreversível, diz Lula

Transformação em commodity é irreversível, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acredita que a transformação do álcool combustível em commodity é um caminho irreversível. Para Lula, quanto mais países começarem a usar o álcool como forma de reduzir a emissão de gases que  contribuem para o aquecimento do planeta, maiores serão as chances de o preço do combustível ser estipulado no me

ler mais
Transformação em commodity é irreversível, diz Lula

Maior cooperação com o Brasil pode beneficiar o setor europeu

O Brasil, dispondo de condições climáticas e agrícolas extremamente favoráveis para a produção sustentável de um dos biocombustíveis mais avançados do mundo, o etanol de cana, pode ser um parceiro ainda mais presente no processo de descarbonização do setor de transporte europeu.

ler mais
Transformação em commodity é irreversível, diz Lula

Apresentações do Ethanol Summit 2013 agora disponíveis no site

As apresentações feitas por palestrantes durante o Ethanol Summit 2013 agora estão disponíveis para visualização no site do evento. No total, são 62 apresentações, utilizadas ao longo do evento realizado nos dias 27 e 28 de junho, que contou com 15 painéis de debate, quatro grandes plenárias e duas cerimônias.

Ao todo, 121 palestrantes partic

ler mais