fbpx

Príncipe Philippe da Bélgica visita a UNICA

17 de maio de 2010

Príncipe da Bélgica (esq.) ganha exemplar do livro “Imagens do Etanol Brasileiro” de Marcos Jank, presidente da UNICAO príncipe Philippe, da Bélgica, cumpriu mais uma etapa de sua visita oficial ao Brasil ao ser recebido na sede da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), em São Paulo, nesta segunda-feira (17/05). O monarca participou de uma reunião privada com o presidente da entidade, Marcos Jank, seguida de uma apresentação conduzida por Jank sobre o setor sucroenergético brasileiro para o príncipe, autoridades do governo belga, um grupo de empresários que o acompanha e representantes de diversas empresas associadas à UNICA.

A apresentação de Jank destacou o crescimento, a profissionalização e as perspectivas positivas para o setor sucroenergético brasileiro. Iniciativas da UNICA voltadas para a valorização das energias limpas e renováveis e o desenvolvimento sustentável do setor foram mostradas em detalhes, com destaque para o Projeto RenovAção, que vai requalificar até 7 mil cortadores de cana por ano em função do avanço da colheita mecanizada no Estado de São Paulo.

Entre os aspectos que atraem a atenção da comunidade internacional para o setor sucroenergético brasileiro está o percentual de energias renováveis na matriz energética brasileira, considerada uma das mais limpas do mundo. Pouco mais de 47% de toda a energia gerada no país vem de fontes renováveis, e os derivados da cana-de-açúcar lideram entre as fontes renováveis, respondendo por 18% de toda a energia gerada no Brasil, à frente inclusive da hidroeletricidade. A média entre os países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade que reuneos países mais desenvolvidos do mundo, da qual a Bélgica faz parte, é de apenas 7% de renováveis na matriz.

A viagem do Príncipe Philippe ao Brasil tem como objetivo estreitar as relações comerciais entre Brasil e Bélgica, que no ano passado atingiram a cifra de US$ 4,3 bilhões.