fbpx

Produção sustentável essencial para expansão dos biocombustíveis

10 de junho de 2010

Os biocombustíveis têm grande potencial de contribuir para a redução das crescentes emissões de gases de efeito estufa do setor de transportes, mas para uma expansão bem sucedida é essencial que sua produção aconteça de forma sustentável. Este foi um dos principais pontos levantados por Alfred Szwarc, consultor de emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), durante o painel “Novas tecnologias de transporte rodoviário que permitem bater as metas de emissões de CO2”, no Challenge Bibendum 2010, que aconteceu de 30 de maio a 3 de junho, no Rio de Janeiro.

“Para alcançarmos uma produção sustentável, as políticas regulatórias devem ser feitas de forma a recompensarem os combustíveis mais sustentáveis, especialmente aqueles que atingirem as menores emissões de gases de efeito estufa, com base na análise do ciclo de vida do biocombustível,” ressaltou Szwarc.

O executivo da UNICA foi convidado para apresentar as conclusões da mesa redonda que presidiu no dia 30 de maio: “Como conquistar 10 a 15% de participação no mercado de transporte até 2020 com biocombustíveis sustentáveis?”. No painel, ele representou a opinião dos 16 participantes de sua mesa redonda, junto com outros representantes que presidiram as mesas sobre “Veículos Elétricos” e “Veículos de Combustão Interna.”

De acordo com as conclusões apresentadas por Szwarc, os critérios de sustentabilidade e a contagem dos gases de efeito estufa devem ter por base métodos científicos e serem consistentemente aplicados entre todas as matérias-primas e regiões produtoras, e não utilizadas para criar barreiras comerciais artificiais. “O apoio constante dos governos nacionais é essencial para lidar com barreiras comerciais e com falsas concepções. A redução de tarifas e o corte de subsídios para os combustíveis fósseis vão abrir o mercado e encorajar a demanda e a oferta por combustíveis renováveis,” concluiu.

A UNICA foi uma das patrocinadoras da 10ª edição do Challenge Bibendum, evento global realizado pela fabricante francesa de pneus Michelin e que tem como tema a “mobilidade rodoviária sustentável”.  Pela primeira vez, a Michelin escolheu uma cidade da América Latina para ser sede do evento, o Rio de Janeiro. Em 2011, o evento volta à Europa e será realizado em Berlim.