Lançado em abril deste ano pela Prefeitura de São Paulo em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), o Programa Alimento Solidário, por meio de doações recebidas de empresas e instituições, vem ajudando a complementar o cardápio de mais de 180 mil pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social no Estado paulista.
Em três meses de existência, graças à ação solidária de empresas como 3 Corações, Bimbo, Bonduelle, Brasil Kirin, Danone, Kellogg, Mars, Mondelez, Nestlé, Pepsico, Unilever, Vigor e Wow Nutrition, o Programa Alimento Solidário já arrecadou 310 toneladas em produtos.
Em mais de 80 centros de acolhida da Prefeitura de SP, lotes com arroz, biscoitos doces e salgados, bolo, sucos, néctares, café, água mineral, água de coco, achocolatado, produtos lácteos, leite em pó e cereais ajudaram a alimentar 14 mil pessoas. Outras 166 mil de 901 instituições cadastradas nos programas Mesa Brasil Sesc São Paulo e na ONG Banco de Alimentos também foram beneficiadas.
Diante da expectativa de que até o final de 2017 a Prefeitura inaugure mais 14 Centros Temporários de Atendimento (CTA) com capacidade para abrigar e capacitar profissionalmente mais 4 mil moradores de rua, os organizadores do Programa buscam maior engajamento das empresas do ramo alimentício. Podem ser doados produtos que tenham perdido o seu valor comercial por qualquer motivo, mas que ainda estejam próprios para o consumo e dentro do prazo de validade. As doações são retiradas sem ônus para as empresas e encaminhadas para as instituições.
Para saber como doar, clique aqui.