fbpx

Programa coordenado pela UNICA para requalificação de cortadores

9 de junho de 2010

A partir desta quinta-feira (10/06) começam em Quatá, na região de Assis (SP), os cursos de requalificação dos trabalhadores rurais que atuam no corte de cana. A iniciativa faz parte do Projeto RenovAção, desenvolvido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em parceria com a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), com patrocínio das empresas Syngenta, John Deere e Case IH e apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Projeto RenovAção foi criado para preparar os cortadores para o fim do corte manual da cana. No Estado de São Paulo mais da metade da colheita já é mecanizada, eliminando desta forma a queima da palha de cana.  Até 2017, a colheita realizada com a queima da palha já estará erradicada em São Paulo, conforme prevê o Protocolo Agroambiental, acordo firmado em 2007 entre os setores privado e público, de adesão voluntária para as empresas, que estabelece padrões de sustentabilidade e estipula prazos para o fim do uso do fogo e a adoção da colheita mecanizada no Estado.

“Para evitar que esses cortadores fiquem sem trabalho, haverá cursos voltados para atividades dentro das próprias usinas, além de treinamentos para atuação também em outros setores, de acordo com as necessidades e as oportunidades de cada local,” observa Maria Luiza Barbosa, assessora de Responsabilidade Social Corporativa na UNICA.

Os cursos serão realizados na Usina Zilor, na unidade em Quatá, com treinamentos para as funções de Soldador, Eletricista de Colhedora e Mecânico de Trator, e serão ministrados no Serviço Nacional da Indústria (Senai), totalizando 200 vagas.

A primeira etapa de cursos do Programa RenovAção aconteceu em fevereiro, em Ribeirão Preto. Depois, as etapas seguintes foram em Bauru e Lençóis Paulista (março); Piracicaba (abril); Presidente Prudente (fevereiro) e, agora, na região de Assis. A seguir, os cursos serão realizados em São José do Rio Preto e Araçatuba.

Em seu primeiro ano de atividades, o Programa RenovAção beneficiará sete mil pessoas, entre trabalhadores de operações manuais da cana-de-açúcar e integrantes de suas comunidades, nas seis maiores regiões produtoras do Estado de São Paulo.

ANOTE NA AGENDA:
Cerimônia de abertura dos cursos do Projeto RenovAção
Data: 10/06/2010
Horário: 8h-8H30
Local : Usina Zilor em Quatá- Fazenda Quatá sem número