fbpx

Programa de requalifição para cortadores de cana terá início

18 de fevereiro de 2010

undefinedNa próxima segunda-feira (22/02) começam os cursos para as primeiras turmas do Projeto RenovAção, voltado para o treinamento e requalificação de trabalhadores rurais que atuam no corte de cana. A proposta do curso é preparar os trabalhadores rurais que atuam no corte manual da cana-de-açúcar para outras funções dentro ou fora do segmento canavieiro. Um dos maiores programas de requalificação profissional já implantado pelo setor sucroenergético no mundo, o RenovAção é coordenado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), em parceria com a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), com patrocínio das empresas Syngenta, John Deere e Case IH e apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Além de cursos voltados para atividades dentro das usinas, o programa irá contemplar outros setores da economia, de acordo com as necessidades e oportunidades locais. O objetivo é oferecer uma formação de alta qualidade, de forma a responder a uma demanda do setor e da sociedade. Trata-se de uma iniciativa que reforça o comprometimento da cadeia produtiva sucroenergética para com os trabalhadores do corte manual da cana”, afirma Eduardo Leão de Sousa, diretor executivo da UNICA.

Em sua fase inicial, o programa beneficiará até sete mil pessoas por ano, entre trabalhadores de operações manuais da cana-de-açúcar e integrantes de suas comunidades, nas seis maiores regiões produtoras do Estado de São Paulo.

Nesta primeira fase, na  região de Ribeirão Preto serão oferecidos os cursos de Soldador, Eletricista de Trator, Eletricista de Colhedora e Mecânico de Trator. Já na região de Presidente Prudente a oferta será para os cursos de Motorista Canavieiro e Operador de Colhedora.