fbpx

Projeto AGORA: alunos e professores recebem premiação sustentável

2 de dezembro de 2009

Oito estudantes serão homenageados na segunda-feira (07/12) pela participação no Desafio Mudanças Climáticas, em um evento organizado pela União da Indústria de Cana-de-Açucar (UNICA) na Chácara Santa Cecília, em São Paulo. Eles passaram por uma peneira de cerca de três mil trabalhos enviados pelas escolas públicas estaduais de sete estados, mais o Distrito Federal.

O Desafio é uma das iniciativas do Projeto AGORA, que reúne empresas e entidades ligadas à produção de agroenergias renováveis em um trabalho integrado de comunicação e marketing. Compõem o Projeto a UNICA, as organizações Orplana e Fórum Nacional Sucroenergético, os principais sindicatos de produtores de açúcar e etanol da região centro-sul do Brasil, além das empresas Itaú-Unibanco, Monsanto, Basf, Dedini e SEW Eurodrive.

“Foi surpreendente a qualidade, o retorno que tivemos tanto de alunos quanto professores. Em um momento em que os holofotes voltam-se para o tema Mudanças Climáticas, a criatividade exposta foi admirável”,  afirma Marcos Jank, presidente da UNICA.

Para Redson Vieria, gerente de marketing da BASF, a grande satisfação de  ter participado do Projeto foi atestar que efetivamente várias ações sugeridas pelos estudantes já foram implementadas em suas comunidades. “Os trabalhos apresentaram diferenças de tema de acordo com cada estado. Ficou claro que a preocupação dos alunos está ligada à economia de cada região.”

Energias Renováveis

O Desafio Mudanças Climáticas foi idealizado para informar professores e estudantes sobre as causas do aquecimento global, bem como o papel das energias renováveis neste contexto. O esforço contou com a colaboração da Editora Horizonte, que participou da produção de um kit educacional para uso dos professores composto de um caderno de orientação, quatro pôsteres e um DVD com três filmes sobre o tema.

Segundo Peter Milko, diretor da Horizonte, as expectativas de participação das escolas foram superadas mesmo em momentos difíceis, como quando do adiamento das aulas nas escolas estaduais devido à epidemia de gripe suína. “Sentimos uma grande aceitação do projeto por ele ser interdisciplinar e por ser notícia muito frequente nos meios de comunicação nesse segundo semestre de 2009.”

Veja, abaixo, a relação dos alunos convidados ao evento de premiação do Desafio:

BAHIA

Aluno: José Carlos Santos Soares
Professora responsável: Neide Fernandes Borel Alves
E.E. Juscelino Barreto dos Santos
Município: Teixeira de Freitas

DISTRITO FEDERAL

Aluna: Elen de Faria Fleury
Professor responsável: Maria Josilene Viana
Centro de Ensino Fundamental 02
Município: Brazlândia

GOIÁS

Aluna: Michele Renata Silva
Professora responsável: Eunice de Sousa Costa Almeida
Col. Est. Dom Bosco
Município: Iporã

MINAS GERAIS

Aluna: Bethania Gomes Mairink
Professora responsável: Maria Jose Maia Rodrigues
E.E. Cel. Francisco Gomes Campos
Município: Muriaé

MATO DO GROSSO DO SUL

Aluna: Michele Soares Pereira
Professor responsável: Edvaldes Dias Tavares
Est. Irman Ribeiro de Almeida Silva
Município: Nova Andradina

PARANÁ

Aluna: Ana Carla Matias da Silva
Professora responsável: Adriana de Souza Bertate
Est. Gustavo Dobrandino da Silva
Município: Foz do Iguaçu

RIO DE JANEIRO

Aluna: Francielle Vieira dos Santos
Professora responsável: Maria Bernardete Fonseca Amarante
Colégio Estadual Guadalajara
Município: Duque de Caxias

SÃO PAULO

Aluna: Leticia Mayumi Matsuda
Professora responsável: Andreia Keiko Yamamoto Pacheco
E.E. Otaviano Soares Albuquerque
Município: Pedro de Toledo